Conselho Permanente aprova nova assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou, na manhã desta quinta-feira, 21 de outubro, o nome da doutoranda Mariana Aparecida Venâncio como nova assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência, na modalidade de assessora externa.

Mariana vai suceder a irmã Izabel Patuzzo que teve de deixar o trabalho de assessoria há alguns meses. Ela fará parceria com o padre Jânison de Sá Santos, que continua na equipe de assessoria da Comissão.

Currículo

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), com pesquisa voltada à metodologia do estudo da Bíblia como Literatura, Mariana Aparecida Venâncio é mestre em Literatura Brasileira pelo Centro Universitário UniAcademia, de Juiz de Fora. Também tem pós-graduação em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano e bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário UniAcademia.

Na apresentação de Mariana, feita pelo arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, foi destacada sua vida pastoral, as assessorias e participações em formações nas dioceses e também em processos nacionais, como o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat), na Equipe Nacional do Sínodo de 2023 e na Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.

Dom Joel Portella Amado partilhou suas impressões a respeito do trabalho de Mariana na Equipe do Sínodo, destacando a produção individual e em grupo. Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Montes Claros (MG), lembrou do trabalho da agente de pastoral quando ele era pároco em Juiz de Fora. Mariana, já aos 12 anos, atuava como catequista. Um dos incentivadores para que cursasse Teologia foi especialmente dom João Justino.

Tags: