Cuiabá sedia encontro de formação para a 5ª Semana Social Brasileira

Dos dias 08 a 10 de junho foi realizado, em Cuiabá (MT), o encontro de formação e encaminhamento da 5ª Semana Social Brasileira do Regional Oeste 2 (Mato Grosso). A ocasião contou com a presença dos representantes de oito dioceses, do bispo referencial das Pastorais Sociais, dom Protógenes Luft, além do bispo de Barra do Garças (MT) e do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz, padre Ari Antônio dos Reis.

A Semana social iniciou com uma análise de conjuntura, seguida da reflexão do processo constituição do Estado moderno e do Estado brasileiro, concluída com uma discussão sobre a sua interferência na vida das pessoas. Em seguida, houve um debate sobre a perspectiva de um novo Estado, os seus fundamentos e as relações com a população. Foi observado que a preocupação não deve limitar-se a um ou outro governo, mas na constituição histórica do Estado e em novas possibilidades de pensar-se outro modelo fundado no princípio da democracia plena.

Na oportunidade os presentes também foram informados do processo da Conferência Rio + 20 e da Cúpula dos Povos e da participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nestes eventos, tendo presente que a reflexão da problemática ambiental é urgente no Estado do Mato Grosso.

Finalmente definiu-se o processo da Semana Social no Regional Oeste 2, com os seguintes encaminhamentos: constituição de uma equipe provisória que atuará junto à secretaria executiva do regional para agilizar o processo da semana social; apresentação da proposta na reunião do Conselho de Pastoral do Regional que acontecerá no mês de agosto; compromisso de realizar a reflexão nas dioceses até o mês de março, data em que foi agendado o encontro em nível de Regional. Também ficou combinada a confecção e divulgação de materiais que contribuirão para a informação e formação do tema proposto para a Semana Social.

Tags: