Uma das prioridades do Plano Quadrienal de Evangelização da diocese de Itabira/Coronel Fabriciano (MG), as pastorais sociais foram tema de estudo dos padres da diocese na semana passada. Mais de 40 sacerdotes participaram do estudo, que aconteceu de 8 a 11, em Belo Horizonte, com assessoria do teólogo, padre Benedito Ferraro.
Lideranças leigas das Pastorais Sociais também participaram do encontro. A secretária de pastoral de uma das regiões pastorais da diocese, Selma Damasceno, destaca a iniciativa da diocese e abrir espaço no estudo do clero para a participação dos leigos. “Essa possibilidade dos leigos participarem do encontro de formação, juntamente com o clero, foi uma possibilidade de avanço para todos os leigos que participaram do encontro e essa iniciativa deveria continuar”, disse.
“Um encontro de estudos do clero com o tema sobre as Pastorais Sociais indica uma inquietação, uma preocupação dos padres com uma das prioridades assumidas pela Diocese no Plano Quadrienal. A partir desse encontro esperamos que novas iniciativas sejam construídas para trabalharmos as Pastorais Sociais na Diocese ”, afirma Marleny Gonçalves, secretária de pastoral do Regional 3 da diocese.