Diocese de Petrópolis promove a 7ª Assembleia do Plano Pastoral de Conjunto

Nos dias 14 e 15 de novembro, a diocese de Petrópolis (RJ) realiza em Teresópolis (RJ), a 7ª Assembleia do Plano Pastoral de Conjunto, mobilizando mais de seis mil pessoas. O tema deste ano da assembléia é “Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito, com a proteção de Maria”, que segundo o bispo diocesano, dom Filippo Santoro, está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Uma das novidades da 7ª Assembleia será a proclamação solene da criação do Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, que será instalado na Igreja de Corrêas.

Dom Filippo Santoro explicou que o Plano Pastoral de Conjunto é importante porque organiza a vida da diocese, pois é um plano unitário que abraça toda atividade pastoral e toda obra de evangelização. “O Plano é ponto de referência para toda atividade de evangelização, pastoral e de presença na vida da sociedade. O plano dá um rosto unitário, todos, cada um com sua característica, dentro da sua realidade, trabalham em unidade, com  o único objetivo”, afirmou o bispo.

Ele citou como um dos exemplos desta unidade, a tragédia na Região Serrana no inicio deste ano, quando “toda estrutura do plano que tinha como objetivo a evangelização, a missão popular, foi colocada a serviço das vitimas da tragédia, principalmente nas paróquias de Madame Machado e Vale do Cuiabá, em Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Areal”. Dom Filippo Santoro disse que como resultado deste trabalho, que utilizou a estrutura do Plano Pastoral, surgiu o projeto Presença Samaritana, cuja atuação está centrada em Teresópolis, onde o número de vitimas é maior, mais com ações nos demais municípios atingidos pela chuva.

Como fruto também do Plano Pastoral de Conjunto, o bispo disse que hoje, mais do que no passado, a diocese caminha em sintonia com Igreja no Brasil e em toda América Latina, afirmando que, a Conferência de Aparecida, realizada em 2007, confirmou as metas centrais do Plano Pastoral, que são promover o encontro pessoal com Cristo, a formação dos discípulos de Jesus, o testemunho da fé e a missão popular, com a formação de pequenas comunidades, onde se dá o testemunho e comunhão fraterna.

Dom Filippo Santoro disse que muitos frutos surgiram ao longo destes sete anos do Plano Pastoral de Conjunto e lembra que um dos pontos importantes é o protagonismo dos leigos. “Os leigos são os protagonistas, pois participam da assembléia apontando os erros, com criticas, sugestões, mais em unidade com os padres. Na assembleia fomos um caminho juntos, concretizando a unidade do Plano Pastoral”.

Tags: