Diretora das Pontifícias Obras Missionárias entrega relatório de atividades a dom Ricardo Hoepers

A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, na manhã desta sexta-feira, a visita de cortesia da diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM), irmã Regina da Costa Pedro. Acompanhada do secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Rafael Lopez Villasenor, a religiosa entregou o relatório de atividades do organismo referente a 2023 ao secretário-geral da Conferência, dom Ricardo Hoepers.

Preparado anualmente com o objetivo de ser enviado à Santa Sé, a quem a instituição está subordinada, o relatório também é entregue a entidades parceiras como a Nunciatura Apostólica, o Centro Cultural Missionário e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

“Cada uma das Pontifícias Obras apresenta sempre para Roma o relatório do trabalho anual, das pontifícias obras em geral e depois detalhando cada uma das atividades. Esse é um relatório das atividades e ele é acompanhado também de um relatório financeiro. Então, serve também como uma prestação de contas das atividades e das finanças”, explicou irmã Regina.

Para ela, trazer o documento para a CNBB é muito importante. “É uma maneira de estreitarmos os laços, de reconhecer os laços que já nos unem de colaboração e de também colocar uma certa prestação de contas daquilo que as POM estão fazendo para a Igreja do Brasil a nível de animação missionária, formação, para suscitar sempre mais cooperação missionária”.

Irmã Regina partilhou que fica “muito feliz de ter tido essa possibilidade hoje de entregar pessoalmente para dom Ricardo”. Segundo ela, isso mostra a “cordialidade tão grande e essa abertura para a cooperação, porque as Pontifícias Obras são uma obra do Papa, pontifícia, mas também episcopal. Então é importante para nós podermos caminhar juntos”.

Também esteve presente na entrega do relatório o subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá Santos.

Obras do Papa

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) são organismos oficiais da Igreja Católica, vinculados ao Dicastério para a Evangelização, que é presidido pelo Papa Francisco. As POM existem para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. Sua identidade pode ser resumida em duas palavras: universalidade, isto é, todas as Obras para todos os povos; e pontifícias, ou seja, são Obras do Papa para toda a Igreja.

Constituem uma rede universal, em 130 países, a apoiar o Papa no seu compromisso missionário com todas as Igrejas particulares. Realizam isso mediante a oração, que é a alma da missão, e o auxílio material aos cristãos no mundo inteiro, ajudando a despertar a consciência missionária além fronteiras.

São as quatro Obras Missionárias: a Pontifícia Obra Missionária para a Propagação da Fé, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, a Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apóstolo e a Pontifícia União Missionária. Seu objetivo é “promover o espírito missionário universal no seio do povo de Deus” (Cooperatio Missionalis, 5).

 

Texto e fotos: Luiz Lopes Jr.

Tags: