Diretoria do Serviço Pastoral dos Migrantes visita a sede da CNBB e é recebida pelo secretário-geral, dom Ricardo Hoepers

A Diretoria do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), reunida em Brasília (DF), compareceu à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para uma visita ao secretário-geral do Ricardo Hoepers. Na ocasião, os membros apresentaram o trabalho realizado atualmente na realidade da migração.

“Nós tivemos essa oportunidade de uma audiência com dom Ricardo, secretário da CNBB, uma reunião muito produtiva onde nós fizemos uma exposição do trabalho que nós estamos fazendo no Brasil, as casas de acolhida, as acolhidas na fronteira, as redes que nós trabalhamos em conjunto. Foi uma partilha muito bonita, muito gostosa, muito fraterna e diante de tudo isso, também ele nos propôs que a gente pudesse fazer um seminário sobre migração e crescermos nesse trabalho com todas as entidades, todas as comissões que trabalham com migração no Brasil”, partilhou o bispo de Primavera do Leste-Paranatinga (MT) e presidente do SPM, dom João Aparecido Bergamasco.

Para dom João, o encontro foi “muito positivo”, por possibilitar perceber a riqueza do trabalho no contexto da migração desenvolvido pelo Serviço Pastoral dos Migrantes, pelo Setor Mobilidade Humana da CNBB e tantas entidades que trabalham com os migrantes.

“Foi uma riqueza muito grande. Dom Ricardo nos recebeu muito bem, nos ouviu e também nos apontou alguns caminhos importantes para enfrentarmos os desafios”, disse dom João.

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) foi criado em 1986 e está entre as Pastorais ligadas ao Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Sua atuação é realizada junto aos migrantes em ações com segmentos sociais, promovendo ações de inclusão social, denunciando violações dos direitos e trabalhando para a construção de um país mais igualitário para todos.

Além de dom João Bergamasco, participaram do encontro o vice-presidente, padre Valdecir Mayer Molinari; a secretária, irmã Ires de Costa; a vice-secretária, Marcia Maria Oliveira; o tesoureiro, Arivaldo José Sezyshta; os membros da coordenação colegiada, José Roberto Saraiva dos Santos, Rosana Maria Taveira do Nascimento e Maria Ozania da Silva; e os assessores padre Alfredinho Gonçalves e Anibal Brasil Freire Bardales.

Tags: