Divulgada a Carta Mensagem da 7ª Assembleia da Ação Evangelizadora do Regional Sul 3

Com o objetivo de fazer repercutir no Rio Grande do Sul, as reflexões da 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil; retomar as prioridades da ação evangelizadora do Regional e dialogar sobre as temáticas “Eleições 2010: o chão e o horizonte” e “Por uma reforma do Estado com participação democrática”, os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e lideranças leigas do Regional Sul 3 estiveram reunidos para a realização da 7ª Assembleia da Ação Evangelizadora da Igreja no Rio Grande do Sul. O encontro, cuja temática central era “A Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja do RS”, aconteceu entre os dias 11 e 13 de junho, na Casa de Retiros Vila Betânia, em Porto Alegre.

Como resultado dos momentos de reflexão, diálogo e celebração da Vida e Missão da Igreja do RS, os presentes na Assembleia sentiram-se chamados a compartilhar com todas as comunidades cristãs suas perspectivas, compromissos, avanços, desafios e agradecimentos. Através das palavras contidas na “Carta Mensagem” a Igreja do RS propõe-se a continuar animando todo o processo eclesial da ação evangelizadora, sobretudo à luz da Palavra da Deus.

 


Carta Mensagem

Nós, bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, reunidos na 7ª Assembleia da Ação Evangelizadora do Regional Sul 3, de 11 a 13 de junho de 2010, unidos a todas as comunidades, aprofundamos o tema “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja do RS”, na perspectiva da conversão pastoral para a missão, à luz das três prioridades: cuidado com a vida, formação e juventude.

Queremos partilhar com todos que, movidos pelo Espírito Santo, assumimos o desafio de animar todo processo eclesial da ação evangelizadora com a Palavra de Deus. Em sintonia com a caminhada da Igreja da América Latina, encorajada pela Federação Bíblica Internacional Católica e pelo Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus (2008), e com a Igreja no Brasil, abraçamos com entusiasmo a “Animação Bíblica da Pastoral”. Com ela queremos fazer da Palavra de Deus a seiva que percorre todo o seu tronco e nutre todos os ramos, isto é, a alma da ação evangelizadora da Igreja. Queremos ainda fazer dela o verdadeiro caminho onde todos os discípulos missionários adquiram conhecimento da Revelação, aprendam a viver a comunhão com Deus e exercitem, na caridade, sua missão no mundo para concretização do Reino. É hora de realizar um verdadeiro mutirão de Leitura Orante, especialmente usando o método da Lectio Divina.

Somos interpelados pela prioridade da evangelização da juventude, à luz do Documento 85 da CNBB, a escutar e a valorizar as organizações juvenis (pastorais da juventude, movimentos, grupos, congregações religiosas, etc.) para constituir um serviço de articulação e animação regional.

Somos convidados a um processo contínuo de formação e mobilização, estudando o documento “Por uma reforma do Estado com a participação democrática” (CNBB, doc nº 91). A Igreja no Brasil, nesse documento, convoca todos os cristãos a ampliar o exercício da democracia e contribuir na reforma política, a fim de estender e fortalecer mecanismos de participação popular. Sejamos construtores de uma nação ética e justa, que supere os limites da democracia representativa, prevenindo e punindo a corrupção.

Somos convidados a um processo contínuo de exercício da cidadania, estudando, se possível em grupos, o subsídio das Pastorais Sociais da CNBB e de outras entidades nacionais: “Eleições 2010: O Chão e o Horizonte”. Quanto mais consciente e responsável for nossa participação no processo eleitoral, mais justa e solidária será a sociedade brasileira.

Expressamos gratidão ao Povo Gaúcho pela ampla participação na assinatura do anteprojeto “Ficha Limpa”, agora aprovado em lei. Sabemos das suas repercussões e benefícios.

Como compromisso da CF 2010, somos convidados a dois gestos concretos:

a) Engajamento no abaixo assinado da “Economia Solidária” em vista de uma política pública apropriada;
b) Mobilização e tomada de posição crítica a respeito do “Limite máximo da propriedade da terra” cujo ponto culminante acontecerá na semana do Grito dos Excluídos, de 01 a 07 de setembro.

Na comunhão com a Trindade, invocamos a bênção, por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, sobre todos, para que tenhamos “vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Pelos participantes, dom José Mário Stroeher, Presidente

Tags: