O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, manifestou seu pesar sobre a tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul com as chuvas, enchentes e a passagem do ciclone extratropical que deixou milhares de pessoas desabrigadas em diversas regiões do Estado.
Até o momento da publicação da matéria, segundo a Defesa Civil, foram notificados 32 óbitos, além de muitas pessoas ainda desaparecidas. Entre as cidades mais atingidas estão Muçum, Roca Sales, Nova Bassano, Santa Tereza, Bento Gonçalves, Estrela, Ibiraiaras, Passo Fundo, Mato Castelhano, Encantado, Lajeado, Arroio do Meio, além do Distrito de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul.
O presidente da CNBB afirmou que mais uma vez um evento climático provoca destruição e morte em várias regiões do Rio Grande do Sul. Desta vez, segundo o arcebispo, as dioceses de Santa Cruz, de Caxias e a região de Passo Fundo foram as mais atingidas.
“Estamos acompanhando, da forma que podemos, a situação. A cada hora o número de mortos cresce. Essas tragédias estão nos recordando, mais uma vez, da importância de cuidar do clima e de nossa Casa Comum, que está enviando sinais que alertam para a necessidade de respeito e cultivo do necessário para que a mãe natureza possa continuar oferecendo aquilo do qual todos nós precisamos: condições de vida”, disse.
O arcebispo envia os seus sentimentos e assegura suas orações a todos os atingidos e falecidos e reafirma que a Igreja no Rio Grande do Sul e no país está promovendo ações de solidariedade para ajudar a mitigar o sofrimento dos que foram impactados diretamente pela tragédia.
Faça chegar aos atingidos a sua caridade
A presidência do regional Sul 3 da CNBB, que compreende o Estado do Rio Grande do Sul, lançou na manhã da quarta-feira, 6 de setembro, uma nota em solidariedade às vítimas das chuvas e chama o povo gaúcho à solidariedade.
Para auxiliar na arrecadação de donativos que possam socorrer as famílias necessitadas, a CNBB Regional disponibiliza a sua conta para o recebimento de doações via PIX, pela chave de número: 33685686001041 (CNPJ).