Dom João Cardoso: tragédia das enchentes é marcada por grande solidariedade

Quando acontece uma catástrofe natural dessa, quem ajuda é a própria população, muitas pessoas arriscam a própria vida para salvar aqueles que se encontram em situação de perigo: é o que afirma o bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, e presidente do regional Nordeste III (Bahia e Sergipe) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Santos Cardoso.

Ele concedeu entrevista concedida à Rádio Vaticano – Vatican News sobre as enchentes que atingiram o sudoeste, sul, extremo-sul da Bahia e norte de Minas Gerais atingindo mais de 640 mil pessoas, deixando milhares de desabrigados e mais de trinta mortos.

Dom João Cardoso cita como exemplo o município de Dário Meira, no centro-sul da Bahia, um dos mais atingidos no Estado, cuja cidade ficou 90% debaixo d’água. Apesar da proporção da catástrofe, destaca nosso entrevistado, não houve vítimas fatais, justamente porque a solidariedade em socorro às pessoas em dificuldade não permitiu uma tragédia maior ainda. Passemos, então, à ultima parte da entrevista ao bispo de Bom Jesus da Lapa.

O bispo de Bom Jesus da Lapa destaca que cidades pequenas, como as do interior do Sul da Bahia, mal possuem infraestrutura de socorro, como Corpo de Bombeiros. Segundo ele, mal têm um posto da política militar.

#SOS Bahia e Minas Gerais

A Cáritas Brasileira e a CNBB estão desenvolvendo a Campanha Emergencial #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade Que Transborda, desde o dia 11 de dezembro de 2021. Os recursos arrecadados serão destinados ao apoio às pessoas afetadas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais.

Informações da Rádio Vaticano - Vatican News 
Fotos: Guthierry Andrade.

 

Tags: