O reconhecimento se deve à trajetória missionária do bispo, principalmente pelo seu trabalho em Moçambique. Em entrevista à emissora católica da Beira, reagindo ao título recebido, dom Luiz afirmou tê-lo aceitado para valorizar o trabalho dos missionários. “Não tenho nenhum merecimento pessoal, mas aceitei para valorizar o trabalho dos missionários”, ressaltou