Dom Ricardo Hoepers: manter a Amoris Laetitia viva e atuante

Receber a convocação do Ano Família Amoris Laetitia foi uma grande alegria para o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers. Para ele, é preciso retomar a exortação apostólica fruto de dois sínodos sobre a família, em 2014 e 2015, e “mantê-la viva e atuante”.

Para dom Ricardo, o Papa Francisco apresenta no documento uma visão ampla, aberta e misericordiosa do trabalho com a família, após um trabalho de estudo nas assembleias sinodais.

“A Amoris Laetitia é o presente para a família agora do nosso tempo”, reforça dom Ricardo. Assim, não se se pode, de maneira alguma, deixar o texto de lado. “Todas as considerações da Amoris Laetitia são muito práticas muito verdadeiras, muito profundas, muito acessíveis e é por isso que neste Ano Amoris Laetitia nós vamos ter mais uma oportunidade de trazer para nossa prática as propostas do Santo Padre, o Papa Francisco”, reforça dom Ricardo.

O bispo também deixou uma mensagem para as famílias e agentes de Pastoral:

 

Mensagem de Dom Ricardo Hoepers por ocasião do Ano Família Amoris Laetitia

Meu querido agente de pastoral, minha querida agente de pastoral, aos casais coordenadores dos regionais, aos casais no Serviço à Vida,

Eu gostaria que de trazer esta alegria e que estamos num tempo muito oportuno para crescer na fé, na esperança e na caridade. Que todos nós possamos, à luz da Amoris Laetitia, que é pura misericórdia de Deus para com a família; à luz de São José, que é o que providencia realmente o que precisamos; possamos nos fortalecer e enfrentar esses tempos difíceis como família, como igreja doméstica, como igreja comunidade eclesial, como discípulos missionários, como comunidades eclesiais missionárias. Enfim, como esta Igreja viva e atuante que crê no Senhor Jesus Cristo e que também segue seus passos.

Então, que as famílias aproveitem esse tempo, mesmo de dureza, de problemas, de desafios, de pandemia para dizer a Deus que a nossa generosidade nesse tempo aumenta, triplica, porque nós queremos aprender com esses momentos difíceis a carregar a nossa cruz, mas também ressuscitar com Jesus Cristo. Então, que seja um momento oportuno, propício para que todas as famílias assumam a Amoris Laetitia à luz de nosso querido São José e a sua intercessão para com todas as famílias.

DOM RICARDO HOEPERS
Bispo de Rio Grande (RS)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família

Tags:

leia também