Encontro com bispos nomeados recentemente pelo Papa Francisco é realizado de forma virtual

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou na noite da última sexta-feira, dia 24 de julho, um encontro com os bispos nomeados recentemente pelo Papa Francisco. Esta era para ser a 31ª edição do encontro que é realizado anualmente, de forma presencial, pela Comissão. Desta vez, por conta da pandemia do coronavírus, o encontro teve que ser cancelado e a reunião com os bispos aconteceu de forma virtual.

De várias regiões do país, participaram da iniciativa dez novos bispos, quatro dos quais ainda não ordenados, mas já nomeados (veja a lista no final da matéria). Além deles a presidência da CNBB, constituída por dom Walmor Oliveira de Azevedo (presidente), dom Jaime Spengler ( primeiro vice-presidente), dom Mário Silva (segundo vice-presidente) e dom Joel Portella (secretário-geral); o presidente da Comissão, dom João Francisco Salm, e os dois assessores da Comissão padre João Cândido Neto e padre Juarez Destro.

Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, disse que o encontro é “uma semana de convivência, de partilha e de estudos de temas teológicos, pastorais, canônicos e outras informações, com o objetivo de oferecer ajuda a quem está iniciando um Ministério tão exigente”.

Ele reiterou que a iniciativa foi “um encontro fraterno, de acolhimento, de partilha e de estreitamento de laços de proximidade e de amizade”.

Padre João Cândido Neto, assessor da Comissão, disse que a presidência da CNBB teve a oportunidade de dar as boas vindas aos recém-nomeados e manifestar alegria de acolhê-los e de recebê-los na Conferência.

No decorrer da reunião, os bispos puderam partilhar os primeiros meses de ministério, no caso daqueles já ordenados, e também as expectativas com a nova missão, os recém-nomeados. “Todos partilharam da alegria que estão experimentando, além dos desafios devido à pandemia do coronavírus, pois estão iniciando sua missão nesse contexto tão delicado e difícil”, explicou padre João Cândido.

De um modo geral, padre João Cândido ressaltou que os novos bispos estão enfrentando o momento com muita paciência, coragem e confiança “na graça de Deus”. “Foi uma primeira reunião com os dez eleitos, nomeados desde junho de 2019 até o mês de julho de 2020. Foi produtiva, agradável e para essa troca de experiências e partilha daquilo que eles estão vivendo”, garantiu o padre.

Encontro com novos bispos

O encontro dos novos bispos é realizado anualmente, na sede da CNBB, em Brasília, e geralmente tem a duração de uma semana, com vários assuntos pertinentes. Com a impossibilidade, devido à pandemia, a Comissão promoveu a reunião de forma virtual.

Novos bispos

Dom Roberto José da Silva
Diocese de Janaúba-MG
Nomeação: 12 de junho de 2019 – O. = 17/08/19 (Santos Dumont – MG)

Dom Jesús María López Mauléon, OAR
Prelazia do Alto-Xingu-Tucumã-PA
Nomeação: 06 de novembro de 2019 – O. = 29/12/19 (Fortaleza – CE)

Dom Dilmo Franco de Campos
Auxiliar de Anápolis-GO
Nomeação: 27 de novembro de 2019 – O. = 25/01/20 (Formosa – GO)

Dom Tiago Zdzislaw Stanislaw Blazczyk
Auxiliar do Rio de Janeiro-RJ
Nomeação: 04 de dezembro de 2019 – O. = 25/01/20 (Catedral – RJ)

Dom Lindomar Rocha Mota
Diocese de São Luís de Montes Belos-GO
Nomeação: 22 de janeiro de 2020 – O. = 14/03/20 (Curvelo – MG)

Dom Adimir Antônio Mazali
Diocese de Erexim-RS
Nomeação: 15 de abril de 2020 – O. = 29/06/20 (Cascavel – PR)

Dom Jeová Elias Ferreira
Diocese de Goiás-GO
Nomeação: 27 de maio de 2020 – O. = 22/08 – 10h (Catedral de Brasília- DF)

Dom Célio da Silveira Calixto Filho
Auxiliar do Rio de Janeiro-RJ
Nomeação: 27 de maio de 2020 – O. = 22/08 – 08h30 (Catedral do Rio de Janeiro)

Dom Giovani Carlos Caldas Barroca
Diocese de Uruaçu-GO
Nomeação: 17 de junho de 2020 – O. = 05/09 – 10h (Catedral de Brasília – DF)

Dom Ângelo Ademir Mezzari, rcj
Auxiliar de São Paulo-SP
Nomeação: 08 de julho de 2020 – O. = 19/09 – 15h (Santuário SCJ – Criciúma – SC)

Tags:

leia também