Os desafios da comunicação católica para a ação evangelizadora foram o tema central da palestra do pesquisador Moisés Sbardelotto, no último sábado, 8 de maio, em evento preparatório ao 55° Dia Mundial das Comunicações. O encontro virtual foi promovido pela arquidiocese de Curitiba, por meio da Comissão de Comunicação, com apoio da Pascom (Pastoral da Comunicação) do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Sbardelotto e outros convidados, entre eles o arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, refletiram sobre a mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações, na qual o pontífice convida a “gastar as solas dos sapatos” e encontrá-las onde elas estão. No contexto da pandemia do novo coronavírus, a comunicação se torna ainda mais desafiadora, pois é ainda mais difícil ser “Igreja em saída”, conforme prega Papa Francisco. Em relação a isso, Sbardelotto salientou o quanto os comunicadores católicos devem se cuidar para não se tornarem meros replicadores de notícias e informações – inclusive de fakenews. É preciso, segundo ele, buscar formas de se propagar a verdade, de promover o engajamento da comunidade, de se envolver verdadeiramente com a produção das informações verdadeiras.
O evento do último sábado soma-se a uma série de atividades com comunicadores realizadas na proximidade ao Dia Mundial das Comunicações. Também no Regional Sul 2, ocorreu, no dia 29 de abril, uma formação on-line da Pastoral da Comunicação sobre a espiritualidade do comunicador. A iniciativa reuniu mais de 320 pessoas.