A “dimensão humano-afetiva” é o tema do curso de atualização do clero da arquidiocese de Maringá (PR) que termina hoje, 17. O tema está sendo desenvolvido pelo psicanalista Willian Castilho.
Para Castilho “esse momento não deixa de ser uma especialização que o clero de Maringá desejou para melhorar o seu equipamento cultural, intelectual e também, principalmente, a questão humana e afetiva.”
O psicanalista, que também é professor da Pontíficia Universidade católica de Minas Gerais (PUC-MG), afirma a importância deste curso para os sacerdotes. “Neste curso nós estamos falando de coisas importantes para o cuidador. Como que ele vai lidar com os seus afetos”, disse Castilho.
“O curso é uma oportunidade ótima para nós nos atualizarmos e fazermos uma revisão de vida e recarregar as baterias para recomeçar o trabalho pastoral este ano. É um tema que vem ao encontro de todas as nossas necessidades que é a formação humana. Nos sentimos pessoas, gente amada, com capacidade de amar e poder dar a vida a todas as pessoas que vamos encontrando no nosso trabalho de evangelização”, disse o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, que também esteve presente no curso.
Durante o ano, dentro da proposta de formação permanente, os padres da arquidiocese de Maringá também participam de um retiro espiritual que acontece no mês de outubro.