Fortalecer, defender e sustentar o SUS

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 

Realizara em Niterói, no sábado 14/03, às 8 horas da manhã, saindo da Paróquia dos Sagrados Corações com apoio da Arquidiocese e da Pastoral da Saúde e outras pastorais, entidades e momentos a Terceira Caminhada em Defesa do SUS. Nesta hora em que o Covid- 19 (coronavírus) foi declarado pandemia pelo Diretor da OMS, fica claro que o grande diferencial será contar com uma saúde pública forte, e mobilizada.

O SUS sempre está e nós estamos com o SUS, este sistema de saúde pública foi arquitetado, pensado, e proposto pelo movimento sanitarista, os movimentos sociais e toda a sociedade civil, sendo consagrado na Constituição de 1988 nas suas diretrizes gerais.

Seus princípios de universalidade, integralidade, gratuidade, equidade e justiça social, garantem, se implementadas as condições operacionais para o seu financiamento e sustentabilidade o direito à saúde integral, acessibilidade e inclusão para toda a população. Além disso o SUS gerou, participação, controle social, transparência através dos conselhos de saúde nos âmbitos municipais, estaduais e nacional, formando para a cidadania atuante e protagonista.

Será nesta difícil conjuntura que o bom e provado SUS sairá a campo, mostrando sua força preventiva, educadora e cuidadora da saúde do povo, com competência, responsabilidade e dedicação. Por isso é de suma importância defender com unhas e dentes o SUS, lutar por investimentos pesados, ou pelo menos garantir o que lhe pertence de direito.

Por que na hora do aperto e da necessidade não será o setor privado com seus cantos de sereia que vai proteger o povo vai se empenhar em vencer esta epidemia no Brasil. O SUS é nosso, o SUS é da gente, recursos imediatos para que o SUS faça a sua parte contra o coronavirus. Deus seja louvado!

Tags:

leia também