A diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) realizou, no dia 24, o primeiro Fórum das Pastorais Sociais e dos Movimentos Sociais. Mais de 300 líderes estiveram presentes no encontro que aconteceu no Centro de Convenções da paróquia Santa Cecília, em Volta Redonda (RJ).
O assessor da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Nelito Dornelas, conduziu o evento.
Duas etapas precederam o Fórum Diocesano. Nos meses de março e abril, as paroquias e regiões pastorais, respectivamente, levantaram as demandas sociais, as situações de vulnerabilidade da população, além das atividades desenvolvidas pela Igreja, organizações sociais e poder público.
A partir das reflexões das etapas iniciais, foi estabelecida uma metodologia participativa por meio da qual se chegou a um diagnóstico “amplo da realidade diocesana”. Assessores e especialistas apoiaram a análise em itens como segurança pública, transporte, lazer, educação, saúde, saneamento, emprego, mobilidade urbana, migração, meio ambiente e vulnerabilidade social.
O bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), dom Francesco Biasin, e outros membros da coordenação diocesana da dimensão sócio-transformadora, acompanhou as atividades.
Grupos de assistência social das comunidades e paróquias que trabalham na atenção básica aos mais pobres e vulneráveis e as pastorais e movimentos que têm atuação direta na política, com participação das reivindicações de direitos e nos conselhos de cidadania estiveram presentes nas três etapas do fórum.