Comissão da CNBB incentiva participação em curso “Diálogo Eclesial sobre Sinodalidade e Ecumenismo”, do Celam

O Centro de Formação do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Cebitepal) promove, em modalidade virtual, o curso “Diálogo Intereclesial sobre Sinodalidade e Ecumenismo:  viver e trabalhar pena unidade eclesial”, dias 14 e 15 de março. O lema bíblico, do encontro que se destina às pessoas que se interessam pelo ecumenismo, é “Juntas trilharam o caminho”, (Rt 1,7) e a inscrição é gratuita.

Os assessores da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contribuíram para construir a proposta do curso.

“O encontro é liderado pelo Cebitepal/Celam com a participação de Igrejas, universidades, comissões de diálogo, que reúnem a Igreja Católica, Igrejas da Reforma, Igreja Anglicana, Ortodoxa e também algumas denominações pentecostais e outras denominações”, disse o padre Marcial Marçaneiro.

Diálogo intereclesial

Segundo ele, o propósito é abrir um espaço de diálogo intereclesial para que os representantes destas Igreja partilhem suas experiências de sinodalidade. Se trata de cada uma delas partilhar sobre como a sinolidade é um elemento que constitui e expressa a comunhão destas Igrejas no seu percurso histórico, teológico e pastoral.

O padre reforça que sinodalidade é expressão da comunhão e do modo das Igrejas serem no caminho com Jesus nos momentos em que exercem o discernimento, a escuta e a deliberação, de modo que o conceito tem a ver com a missão. “Se trata de ter a sinolidade com uma expressão da comunhão nas Igrejas”, reforçou.

Padre Marcial ressalta que cada uma das Igrejas citadas possui uma base comum de acreditar que todos batizados são chamados à missão. “Veremos também a sinodalidade como um caminho de construção da unidade dos cristãos”, reforçou.

Faça sua inscrição:

Inscrições aqui.

Tags:

leia também