No último sábado, 26 de novembro, solenidade de Cristo Rei do Universo, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana (PR), aconteceu uma missa em comemoração ao Jubileu de Ouro sacerdotal do cardeal Dom João Braz de Aviz. Natural de Borrazópolis (PR), território da diocese de Apucarana (PR), o cardeal reside em Roma, onde é Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A celebração contou com a presença de vários bispos, sacerdotes, diáconos, familiares e amigos de dom João.
A celebração foi realizada no mesmo dia e horário em que, há 50 anos, dom João foi ordenado sacerdote pelas mãos do primeiro bispo da diocese, dom Romeu Alberti. Antes de iniciar a missa, dom João foi acolhido pelo bispo diocesano, dom Carlos José de Oliveira, pelo vigário geral, padre João Osório, e pelo pároco da catedral, padre José Rezende. A homilia foi feita pelo arcebispo de Londrina (PR) e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, que recordou a história e a trajetória do cardeal paranaense.
“É uma alegria imensa estar aqui. Estar no lugar em que construí o sentido da minha vida, seguindo o apelo de Deus, e também encontrando pessoas que amei muito e pelas quais fui muito amado. No fundo, a fidelidade da gente depende muito desse clima que nos ajuda a caminhar”, disse dom João.
Também a arquidiocese de Brasília (DF), da qual o cardeal João Braz de Aviz é arcebispo emérito, vai celebrar os 50 anos de ordenação sacerdotal do purpurado brasileiro a serviço em Roma. A missa em ação de graças será no dia 17 de dezembro, às 10h, na Catedral Metropolitana de Brasília.