Mais de 250 mil fiéis lotam as ruas de Santa Maria na 79ª Romaria de Medianeira

Em seu retorno à modalidade presencial a Romaria Estadual de Nossa Medianeira de Todas as Graças contou com uma extensa programação. Ações nos campos da formação, espiritualidade, evangelização, convivência e desafio aos jovens foram propostas pela comissão organizadora, que neste ano trabalhou com foco em um tema caro para a Igreja, a educação. Motivada pelos apelos do Pacto Educativo Global e da Campanha da Fraternidade, a Romaria teve como tema “Medianeira da Graça, Educadora da Paz”.

A programação foi oficialmente aberta em 21 de outubro, durante o 1º Simpósio Arquidiocesano de Mariologia, que contou com a participação de especialistas para refletir sobre a pessoa de Maria na Bíblia, na Igreja, na arte e na devoção popular. Entre os conferencistas estavam a Dra. Ir. Maria Freire da Silva, ICM (PUCSP), o especialista Vinícius da Silva Paiva, da Academia Marial de Aparecida e o Pe. José Ulysses da Silva, diretor da Academia Marial de Aparecida (AMA).

A Trezena Móvel, preparatória para a procissão iniciou em 23 de outubro e neste ano, teve seu itinerário alterado para atender a nova área Missionária Nossa Senhora de Guadalupe, em Santa Maria. Em todas as noites as paróquias da cidade receberam centenas de fiéis para venerar a Imagem de Nossa Senhora. Além das visitas as paróquias, a Imagem também visitou as escolas católicas de Santa Maria, onde cada instituição preparou uma forma diferente para louvar a Mãe de Deus, encenações de partes da bíblia, coroas de flores, cantos e orações estreitaram a relação de Nossa Senhora com crianças e adolescentes. E, em uma ação da Pastoral Carcerária, os dois presídios localizados em Santa Maria também receberam a visita da Mãe Medianeira. A visita, acompanhada pelo arcebispo metropolitano, levou a Imagem da Mãe ao encontro dos encarcerados que puderam ter momentos de oração e reflexão e tiveram seus pedidos de confissão atendidos por Dom Leomar.

Sob o eixo Espiritualidade e Hospitalidade, uma ação inédita, neste ano promoveu dois dias de atividades no Parque e na Basílica da Medianeira. No Parque, uma quermesse iniciada no sábado, 5, às 10 horas da manhã, com participação da Banda da Brigada Militar deu largada nas ações que ocorreram nas Aldeias Temáticas Fé, Paz e Hospitalidade. Foi o dia de escolas, projetos sociais e grupos folclóricos garantirem o entretenimento para quem chegou antes na cidade, também foi disponibilizado um espaço Kids, com brinquedos e monitores para as crianças. O encerramento das apresentações no Parque contou com um Concerto para Maria, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com repertório exclusivo para este momento. Nas dependências da Basílica da Medianeira foram realizadas missas, celebrações penitenciais, confissões e a execução do Hino Akáthistos, à Mãe de Deus, o hino mais antigo, que se tem conhecimento.

A virada da noite ficou ao encargo da Romaria Jovem, onde cerca de 200 jovens, inscritos através de ações da Arquidiocese, se voluntariaram para auxiliar em diversos serviços da Romaria Estadual. A Santa Missa das 23 horas, uma procissão luminosa pelo Parque, a realização da Via Sacra da Luz e da Cruz, terços e Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento foram encampados pela juventude, acompanhados pelo Padre Junior Lago, animador vocacional da Arquidiocese. Após a Missa da Alvorada, às 5 da manhã, os jovens realizaram o trajeto oposto, saíram da basílica em direção à Catedral Metropolitana, cantando e louvando Nossa Senhora. Esse movimento busca dar a juventude um momento de protagonismo e profunda espiritualidade. A caminhada contou com a animação do Padre Cristiano Quatrin, reitor da Basílica da Medianeira e dos jovens Aline, Luís, Raul, Patrick, Lara, Pedro e Irmã Sirlene. Durante a caminhada os jovens carregaram uma réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e um quadro do beato Carlo Acutis, padroeiro da Romaria Jovem.

 

Confira a notícia na íntegra no site do regional Sul 3.

Tags:

leia também