Mais de 70 consagrados seculares se reúnem, virtualmente, em preparação ao Jubileu da Vida Consagrada 

Mais de 70 consagrados seculares de diversas partes do Brasil e de vários institutos se reuniram em um encontro marcado pela alegria, esperança e pelo compromisso com a paz, no dia 22 de março. O evento, realizado virtualmente, teve como objetivo a preparação para o Jubileu 2025 convocado pelo Papa Francisco com o tema “Peregrinos de Esperança – No Caminho da Paz”, mas também para partilhar experiências e refletir sobre a missão da Vida Consagrada no contexto atual. 

A reunião foi um momento de riqueza, fortalecimento dos laços fraternos entre os consagrados seculares e de reafirmação do compromisso compartilhado com os valores essenciais da vida consagrada.  

“Com entusiasmo, alegria e determinação, seguem em direção ao Jubileu 2025, conscientes de sua vocação de ser sal, luz e fermento no meio do mundo, comprometidos com os valores da esperança e da paz, contribuindo para a construção de um mundo mais justo, solidário, fraterno e sustentável”.

Ainda durante a reunião online, a presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), Moema Rodrigues Muricy, compartilhou sobre o evento preparatório para o Jubileu que aconteceu em Roma de 01 a 04 de fevereiro, convocado pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. O encontro reuniu 300 consagrados de vários países e contou com a participação também da presidente da CRB, irmã Eliane Cordeiro, e de Maria Augusta Oliveira, da Ordem das Virgens. 

O Jubileu 2025 

O Jubileu, que acontecerá em Roma de 8 a 12 de outubro de 2025, é um tempo especial de graça para a Vida Consagrada. Segundo o Papa Francisco, este é o ano “da reconciliação, da conversão e da penitência sacramental e, consequentemente, da solidariedade, da esperança, da justiça, do compromisso ao serviço de Deus, na alegria e na paz com os irmãos e irmãs.” 

No contexto atual, onde desafios sociais, políticos, ambientais e da própria vivência da fé e em resposta aos desejos do Papa, a preparação para o Jubileu se dá através da reflexão sobre a combinação das palavras “esperança” e “paz”, tendo como pano de fundo três paradigmas fundamentais: 

 

  1. Compromisso com os “últimos”, na escuta do grito dos pobres. Todos são convocados a se colocarem ao lado dos mais fragilizados da sociedade, escutando seus clamores, propondo e participando de ações concretas, mas também refletindo criticamente sobre as causas estruturais. 
  2. Cuidado e custódia da criação, proteção do meio ambiente. Diante da crise ambiental que assola o planeta e afeta a todos, em especial as populações mais pobres, é preciso que todos assumam a missão e responsabilidade de cuidar da nossa Casa Comum. 
  3. Fraternidade universal, solidariedade com todos os irmãos. Em um mundo marcado por divisões e conflitos, é urgente o compromisso individual e coletivo na construção de pontes de diálogo e paz. 

Para mais informações sobre o Jubileu da Vida Consagrada 2025

 

Site oficial: https://www.iubilaeum2025.va/pt.html 

Carta aos Consagrados:  

https://www.vitaconsacrata.va/content/dam/vitaconsacrata/giubileo-2025/IUBILAEUM-2025—PORT—Conferencias-Episcopais.pdf 

 

Com informações da CNISB

Tags:

leia também