Mês da Consciência Negra: “resistir, existir e fortalecer a identidade” é o clamor da XXVII Romaria das Comunidades Negras

Foi com cânticos, cores e danças que o Santuário Nacional recebeu o início das celebrações do mês da Consciência Negra. A Santa Missa do dia 4 de novembro, às 12h, foi presidida por dom Zanoni Castro, arcebispo de Feira de Santana (BA), e animada pelo missionário redentorista padre Coutinho.

Com o tema “Mãe Negra Aparecida, leve o clamor do seu povo ao seu filho Jesus”, a Romaria das Comunidades Negras se destaca no Brasil por ser pertencente à Pastoral Afro-Brasileira, uma pastoral que é transformadora e tem presença marcante no país.

O Altar Central da Casa da Mãe Aparecida, bem como o coral que animou a Santa Missa, estiveram muito coloridos.

“Nos juntamos aos milhares de peregrinos que, aqui vindos de tantos lugares, de carro, de bicicleta, a pé, estamos aqui orgulhosos da nossa afrodescendência. Viemos do fundo da terra, das velhas senzalas, das novas favelas, viemos do samba de roda, estamos chegando do chão dos quilombos”, bradou Dom Zanoni, que também é bispo referencial da Pastoral, no início de sua homilia.

E continuou:

Somos uma porção significativa da população desse país-continente. Estamos aqui, irmãos, fazendo memória do Dia Nacional da Consciência Negra”, falou.

O arcebispo de Feira de Santana (BA) ainda citou os mais de 200 milhões de homens e mulheres de origem africana que vivem no continente americano.

Estamos pedindo luz para que a ação evangelizadora tenha presente os 200 milhões de homens e mulheres afrodescendentes que vivem nesse continente americano. Estamos para pedir que a Igreja, em sua ação evangelizadora, tenha presente a cultura de origem africana e que, de modo algum pode ser esquecida, nem desrespeitada, nem deixada de lado”, pediu.

E finalizou lembrando o Papa:

Estamos em comunhão com o Santo Padre, Papa Francisco, nesse lindo processo de escuta e discernimento, chamando-nos a caminhar juntos sob a guia do Espírito Santo!”, disse.

Próxima Romaria

A próxima Romaria das Comunidades Negras está agendada para o dia 9 de novembro de 2024, com missa transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida.

“Bendita seja esta santa Romaria que alegra nosso coração e fortalece nossa fé e, em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, queremos “caminhar juntos”, sob a guia do Espírito Santo, nesta Igreja da Sinodalidade”.

 

Com informações do Portal A12 e Pastoral Afrobrasileira

 

 

 

Tags:

leia também