Missa em ação de graças, presidida pelo secretário-geral da CNBB, encerra encontro dos bispos de recente nomeação

Um missa em ação de graças, na Capela Nossa Senhora Aparecida, encerrou nessa sexta-feira, 25 de agosto, o Encontro dos Bispos de Recente Nomeação, organizado pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, e que acontece desde segunda-feira, 21, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF).

A celebração, que também contou com a participação dos colaboradores que atuam nos diferentes setores da Conferência, foi presidida pelo secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, e concelebrada pelo presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Ângelo Mezzari e o assessor da Comissão, padre Guilherme Maia Jr.

Em sua homilia, dom Ricardo destacou a primeira leitura do Evangelho do dia (Rt 1,1.3-6.14b-16.22), que diz respeito ao início do Livro de Rute, no qual Noemi acompanhada de sua nora Rute, a moabita, regressa a Belém.

Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que “para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada”.

Se dirigindo aos presentes, dom Ricardo enfatizou que a leitura reflete sobre a importância do cuidado.

Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB | Crédito: Willian Bonfim/Ascom CNBB

“Nós somos irmãos, por que não dizer que somos uma família? Uma família que Deus uniu por diversos laços, sejam laços profissionais, laços ministeriais. Na riqueza deste Ano Vocacional, estamos vendo que esta família de Deus abrange inúmeras respostas. É um sim generoso de um pai, de uma mãe, de um bispo, de um padre, de um serviço talvez mais simples, mais complexo, não importa”, disse dom Ricardo.

Missa presidida por dom Ricardo na Capela Nossa Senhora Aparecida | Crédito: Willian Bonfim/Ascom CNBB

Na sequência, o bispo reiterou a importância de se deixar ser, primeiramente, cuidado por Deus. E a partir disso, como consequência, todos saberão também expressar esse cuidado em suas relações. “Existe hoje a chamada teologia do cuidado, onde nós extrapolamos simplesmente as relações cosanguíneas e nos tornamos, de fato, corresponsáveis pelo outro, por aquele que está perto de nós”, salientou o bispo.

Se dirigindo aos colaboradores da CNBB, dom Ricardo afirmou que o próprio cuidado pelos filhos, pelo esposo, pela esposa é uma expressão de Deus e que Ele é quem cuida de todos. O bispo também disse que é preciso exercitar este mesmo cuidado, este mesmo zelo um pelo outro e que o amor de Deus não é regido por interesse, assim como o cuidado não deve ser um interesse.

“O amor nos faz expressar a essência de quem nós somos, imagem e semelhança de Deus. É isso que nós precisamos expressar. E esse amor não se compra, não se negocia, não se manipula, não se joga fora, esse amor nós precisamos expressar e ele não se expressa intelectualmente, mas na prática, no dia a dia”, complementou.

Padre Guilherme Maia Jr (à esquerda), dom Ricardo (ao centro) e dom Ângelo à direita | Crédito: Willian Bonfim/Ascom CNBB

Por fim, em sua homilia, dom Ricardo reiterou que Deus ama a todos e que deve-se colocar o cuidado com o outro como prioridade. “Vamos colocar o propósito de cuidarmos melhor das pessoas que Deus nos confiou, cuidar melhor da minha pessoa, do meu local de trabalho”, finalizou.

Como forma de agradecimento, no final da missa, dom Ângelo Mezzari, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, reconheceu o carinho dos colaboradores da sede com os novos bispos e disse que todos se sentiram muito acolhidos durante a semana. “Nós nos sentimos verdadeiramente parte dessa Igreja, do Santo Padre. Então, que o nosso coração agora, como diz o terceiro Ano Vocacional, continue ardendo e os nossos pés a caminho”, salientou.

“Menos tremor, menos temor, mais coragem, mais confiança. E os nossos pés já estão a caminho”, finalizou dom Ângelo.

Visita à Nunciatura Apostólica

Também no período da manhã, como parte da programação, os bispos de recente nomeação visitaram a sede da Nunciatura Apostólica no Brasil. Além de conhecer o espaço, eles tiveram a oportunidade de ter uma conversa com o Núncio Apostólico, dom Giambattista Diquattro, que não estava presente fisicamente, mas participou por meio de uma videoconferência.

Novos bispos visitam a Nunciatura Apostólica no Brasil e conversam com dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico

 

 

Tags:

leia também