As celebrações dos 70 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continuam, no próximo sábado, 29 de outubro. O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, preside a missa em ação de graças na capela São Joaquim, localizada no interior do palácio onde foi criada a CNBB, em 1952.
A celebração terá a presença do bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência, dom Joel Portella Amado, e transmissão ao vivo pela Rede Vida de televisão e pelas redes sociais da CNBB, às 9h.
O palácio São Joaquim, no bairro da Glória, na capital do Rio de Janeiro, recebeu a Reunião Extraordinária de Instalação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre os dias 14 e 17 de outubro de 1952. Estiveram presentes naquela ocasião, os arcebispos das capitais brasileiras.
Na oportunidade, foi eleito presidente da Comissão Permanente e presidente da Conferência o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, arcebispo de São Paulo. E por proposta do presidente, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Helder Camara, foi aclamado secretário geral da Conferência.
O Rio celebra
Dentro da programação da Rede Vida de Televisão, a missa do sábado pela manhã é transmitida na faixa do programa “O Rio celebra” e marca a presença do arcebispo metropolitano, cardeal Tempesta, nas comunidades do estado. De acordo com a emissora, a principal característica da celebração “é estar espalhando por todo o Rio de Janeiro as palavras de paz, amor e esperança transmitidas por dom Orani.