A casa de retiros Vila Betânia, em Porto Alegre, acolheu os 52 participantes da Reunião dos Organismos vinculados à CNBB do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul), que aconteceu nos dias 21 e 22. Em pauta, esteve o Serviço de Evangelização da Juventude, o projeto O Brasil na Missão Continental, o Fundo Estadual de Solidariedade e 8ª Assembleia da Ação Evangelizadora do Rio Grande do Sul.
O ponto alto dos debates durante a manhã do dia 21 foi a Missão Continental. A partir das reflexões do bispo de Osório, dom Jaime Kohl, discutiram-se os critérios para a conversão pastoral e para a renovação missionária à luz do Documento de Aparecida. Um dos aspectos ressaltados foi a necessidade de se impulsionar o compromisso pastoral e missionário, fato que implica revisar e potencializar os âmbitos de participação e de corresponsabilidade que favoreçam o acesso integral e efetivo de todos os batizados assim como o fomento de uma adequada espiritualidade da missão.
Quando se fala na participação do leigo no processo de evangelização missionária, dom Jaime Kohl lembrou que se torna salutar investimento, no sentido de capacitar esse público, através, por exemplo, de escolas paroquiais de formação para o laicato, caso contrário a Missão Continental se esvazia na prática. “A ideia é aproximar e marcar presença da Igreja, para que, de fato, haja engajamento de todos os envolvidos”, assinalou o bispo.
Para o coordenador de pastoral da diocese de Novo Hamburgo (RS), monsenhor Airton Haack, o diálogo sobre missão perpassa pelo Documento de Aparecida. “Nossa diocese realiza este ano os retiros missionários, para que os leigos sejam protagonistas dessa caminhada”, frisou.
No início das reflexões da parte da tarde, o responsável pela Equipe de Animação Bíblica da arquidiocese de Porto Alegre, padre Bonifácio Schmidt, abordou a importância de um trabalho de conscientização sobre a Palavra de Deus na pastoral. O presbítero citou que na arquidiocese já aconteceu um curso de animação bíblica da pastoral para padres e diáconos. Este estudo vem sendo realizado e tem como foco a exortação apostólica pós-sinodal “Vebum Domini”. “Segundo o Papa Bento XVI, deve haver uma busca de conversão que leve a um encontro pessoal com Jesus Cristo, o que só acontecerá a partir dos Evangelhos”, destacou. Além disso, padre Bonifácio mencionou que a Verbum Domini deve se tornar instrumento de trabalho e de vida para todos. “É preciso que nós, Igreja do ocidente, aprendamos da Igreja Oriental, a ter uma intimidade maior com o Espírito Santo. Ao lermos a Bíblia, já procuramos respostas às nossas perguntas e não nos dispomos a ouvir o Espírito. Sem o Espírito Santo não há Palavra de Deus”, afirmou, acrescentando que a Verbum Domini mexe com toda nossa ação e vida de Igreja, leva à transversalidade, ou seja, atua em nossa compreensão da Igreja, fazendo surgir uma nova eclesiologia.
Os trabalhos encerraram com a apresentação de pastorais e a missa realizada em homenagem ao aniversário do presidente da CNBB Sul 3, dom José Mário Stroeher.