Com o lema “Enraizado e fundamentado em Cristo”, monsenhor Ilson de Jesus Montanari recebeu a ordenação episcopal no dia 7 de novembro. Presidiu a cerimônia o arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva. Foram bispos co-ordenantes o cardeal Odilo Pedro Scherer e dom Walmor Oliveira de Azevedo. Participaram 23 arcebispos e bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas e seminaristas.
Dom Ilson foi nomeado no dia 12 de outubro, pelo papa Francisco, como secretário da Congregação para os Bispos, onde irá colaborar com o prefeito, cardeal Marc Ouellet, na preparação dos relatórios que auxiliam o papa nas nomeações de novos bispos, na organização das dioceses e calendário de visitas “ad limina”, entre outas atividades.
Na homilia, o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, destacou o significado do lema episcopal e da missão do novo arcebispo. “De fato, não é possível ser sinal visível de Cristo Bom Pastor senão enraizado e fundamentado Nele”.
Dom Ilson expressou palavras de gratidão e pediu orações por sua nova missão. “Rezem por mim para que eu não seja pastor que dispersa e afugenta, mas no meu coração Deus possa sempre escavar lugares para acolher e cuidar de todos, principalmente dos mais feridos. Peço que aceitem que os represente na figura da Mãe de Deus, a Senhora Aparecida”, disse.
Nascido em 18 de julho de 1959, em Sertãozinho (SP), dom Ilson recebeu a ordenação presbiteral em 18 de agosto de 1989. Estudou Direito, Economia e Filosofia em Ribeirão Preto. Cursou Teologia na Universidade Gregoriana em Roma. Foi oficial da Congregação para os Bispos, e em 13 de maio 2011, foi nomeado capelão.