Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) 

 

Celebramos neste dia 11 de fevereiro, a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes e, também, celebramos o 30º Dia Mundial do Enfermo, uma propícia e ungida iniciativa do Papa São João Paulo II. Confiemos a Nossa Senhora de Lourdes nesse dia todos os que padecem de alguma doença. Que pela intercessão da Mãe de Jesus todos alcancem a cura de suas enfermidades.  

No dia de Nossa de Senhora de Lourdes é comum a Pastoral da Saúde se reunir para celebrar a Eucaristia para o início dos trabalhos do ano e ainda o Dia Mundial do Doente. Esse momento é importante porque dessa forma confiarmos os trabalhos pastorais ao colo materno de Maria e, da mesma forma, rezamos por nossos doentes.  

A Pastoral da Saúde é de grande importância para a Igreja. O serviço prestado ao doente é um serviço prestado a Deus. Infelizmente, faltam membros para esse serviço tão importante para a Igreja. O serviço da Pastoral da Saúde consiste em visitar o enfermo ou idoso em sua casa, conversar com ele e levar a Eucaristia. Algumas vezes, ir ao hospital, também. Muitas vezes temos tempo para tanta coisa, mas não conseguimos tempo para Deus ou para servir aos irmãos. Que possamos fazer um esforço de chamar pessoas para esse serviço tão essencial para a Igreja e peçamos a Virgem Maria para que tenham pessoas disponíveis para esse serviço. 

Convivemos há cerca de dois anos com a pandemia da Covid-19 que tem afetado muitas famílias com perda de entes queridos, ou pessoas doentes na família com sequelas da doença.  As pessoas ficaram com medo de sair de casa e muitas entraram em depressão. Por um tempo, as Igrejas ficaram fechadas e as missas e momentos de oração tiveram que ser vistos através da televisão e internet. Agora, a situação está diferente e podemos participar presencialmente dos sacramentos, podendo ir à Igreja participar das missas e momentos de oração, mas a pandemia deixou muitas marcas e medo.  

Neste dia dedicado à Nossa Senhora de Lourdes, peçamos a proteção da Virgem Maria para todas essas pessoas e que ela, com seu olhar de Mãe, conforte todos aqueles que se encontram deprimidos ou tristes e visite os doentes. Elevemos à Ela ainda um pedido especial, que cesse essa pandemia da Covid-19, que já nos assola há cerca de dois anos.  

Há 30 anos, o saudoso Papa São João Paulo II instituiu o Dia Mundial do Doente, a fim de sensibilizar o povo de Deus, as instituições sanitárias e a sociedade civil, para uma maior sensibilidade com todos os doentes e com os que cuidam dos doentes. A intenção do Papa João Paulo II era confiar todos os enfermos aos cuidados de Nossa Senhora.    

Esse trabalho pastoral só pode ser realizado se trazermos dentro de nós um sentimento de misericórdia para com aquele que padece, ou seja, trazermos dentro de nós os mesmos sentimentos de Jesus. Ao realizar o trabalho da Pastoral da Saúde, levamos Jesus até o doente e o carinho terno de Maria.  

Nossa Senhora de Lourdes, ao se manifestar a Santa Bernadete, pediu à jovem para que rezasse pela conversão dos pecadores. Neste dia dedicado à Nossa Senhora de Lourdes, rezemos não só pelos enfermos, mas também por aqueles que cuidam dos enfermos, para que tenham paciência com os enfermos e façam o seu trabalho com seu amor. Sobretudo, quem cuida dos enfermos leve a fé e a esperança e faça com que aquele que está enfermo creia em Deus. Que os profissionais de saúde e, particularmente, os administradores hospitalares, levem a caridade fraterna aos enfermos.  

Que todos os enfermos possam confiar suas vidas e suas dores no Senhor que dá sentido a todas as situações de nossas vidas. E quando se recuperar da enfermidade, possam trazer dentro de si um sentimento de gratidão e possam servir aos seus irmãos com alegria. Que ao se recuperar da saúde que nossa vida louve ao Senhor e participemos com alegria da grande ação de graças, a missa em nossas igrejas. 

Celebremos com alegria o dia de Nossa Senhora de Lourdes e confiemos a Ela, Mãe da Saúde, todos os enfermos e que não faltem na Igreja pessoas que sirvam na Pastoral da Saúde, levando o amor de Deus e o carinho terno de Nossa Senhora a todos os enfermos. Confiemos, ainda, a ela o trabalho de todos os profissionais da saúde.  

Peçamos uma graça especial à Nossa Senhora de Lourdes, que por intercessão dela possamos ficar livres da pandemia da Covid-19.  

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! 

  

 

Tags:

leia também