Pastorais Sociais realizam 2º Encontro Diocesano em Araçatuba

A diocese de Araçatuba (SP) promoveu no último sábado, dia 30, o 2º Encontro Diocesano das Pastorais Sociais. Participaram do evento, que contou com a presença do bispo diocesano, dom Sérgio Krzywy, 190 agentes das Pastorais da Criança, da Saúde, da Pessoa Idosa, da Sobriedade e Carcerária. 

Na ocasião, dom Sérgio agradeceu o empenho dos agentes de pastoral e pediu “às Pastorais Sociais para que realizem seus trabalhos com bons frutos, indo ao encontro das pessoas necessitadas”.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Ari Antônio dos Reis, conduziu a formação sobre os significados, a missão dos agentes e a organização das Pastorais Sociais.

Para o assessor da Pastoral Carcerária e membro da coordenação das Pastorais Sociais na diocese, padre Valdir Silvestre, os participantes retornaram para suas comunidades convictos dos seus papéis como agentes de pastoral em meio ao trabalho de evangelização na sociedade.

Os Encontros Diocesanos das Pastorais Sociais são fruto da 2ª Assembleia Pastoral Diocesana, que aconteceu em março de 2011. Na ocasião, foram decididas duas prioridades: a família e a ação de superação da violência e das drogas. No subsídio “Aplicação das prioridades diocesanas no quadriênio 2011-2015”, o Conselho Diocesano de Pastoral orientou a promoção da articulação entre as pastorais sociais para a aplicação da prioridade estabelecida na assembleia.

A partir de então, as Pastorais Sociais de Araçatuba começaram a articular suas ações. O 1º Encontro das Pastorais Sociais aconteceu no 28 de abril de 2013.

Tags: