Evento abre comemorações do Mês da Consciência Negra
No próximo sábado, 7, a Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará a 19ª Romaria das Comunidades Negras ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). O tema escolhido é “O clamor do povo Negro, com a Mãe Aparecida, na luta por dignidade” e o lema “A dignidade acontece na luta por direitos”. O evento será o ponto de partida para as comemorações do Dia da Consciência Negra, que será celebrado em 20 de novembro.
“Nós, afro-brasileiros (as), unidos (as) a todas as entidades negras, às ações positivas e à caminhada das comunidades negras do Brasil, nos alegramos ao louvar a Deus, com o nosso canto, nossa dança e nossos instrumentos”, afirma em carta o coordenador nacional da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo. Para ele, a Romaria é um momento de celebração da “história de cruz, de morte, de perseguição, de discriminações, mas também história de vida, de ressurreição. A vitória de Jesus sobre a morte ressoa nos nossos tambores, como nossa vitória”, afirma.
A Romaria celebrará as conquistas da população afro-brasileira, refletirá sobre o preconceito, a discriminação, a promoção da igualdade racial para uma inclusão e políticas afirmativas em favor dos negros.
Em setembro, foi disponibilizado um texto-base em preparação para a Romaria, com motivações e testemunhos relacionados à atuação da Pastoral. A produção do subsídio foi feita por grupos da Pastoral Afro-brasileira da arquidiocese de Maringá (PR).