Pastoral Afro-brasileira da CNBB prepara o Congresso das Entidades Negras Católicas

Com o tema “A Pastoral Afro-brasileira e os desafios do século XXI”, a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz, da CNBB, e a Pastoral Afro-Brasileira, promovem o Congresso das Entidades Negras Católicas, de 9 a 12 de fevereiro de 2012, em Londrina (PR). O evento tem a parceria do Instituto Mariama (IMA) e o GRENI/CRB/Nacional.

Segundo o assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo de Araújo, o objetivo do encontro será “refletir a ação social e eclesial dos afro-brasileiros no período pós-Vaticano; favorecer o maior conhecimento dos desafios do século XXI à luz do Vaticano II; compreender a importância da espiritualidade litúrgica na missão do agente de pastoral afro-brasileiro; refletir a incidência das demandas dos afro-brasileiros nos programas de Estado; resgatar a memória de personalidades afro-brasileiros importantes na história e na Igreja do Brasil”, destacou.

O Congresso das Entidades Negras Católicas, acontece a cada três anos e tem um tema de referência e estudo. “Num contexto de mudança de época, queremos aprofundar as linhas mestras da missão da pastoral afro-brasileira em comunhão com as comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II. Queremos assumir desafio de intensificar a ação comprometida com os negros e negras que permanecem a margem da sociedade em situação de vulnerabilidade social. Compreender a importância da espiritualidade litúrgica e a opção feita pelo Concílio Vaticano II por uma liturgia – caminho espiritual que alimenta a vida cristã – para que as nossas celebrações sejam, cada vez mais, ação inculturada da Igreja. O VII Congresso se constitui um momento de encontro das entidades que agregam os negros católicos na perspectiva da formação, troca de experiências entre as lideranças e celebração da caminhada”, afirma a carta convite enviada aos Regionais da CNBB.

O Congresso é destinado aos bispos e os bispos da Pastoral Afro-brasileira; para 10 líderes da Pastoral Afro-brasileira de cada Regional da CNBB, indicados pelos agentes referenciais em cada Regional; professores de escolas de formação, membros das Pastorais da CNBB, membros das entidades parceiras e convidados pelas entidades promotoras.

A pastoral Afro-brasileira pede que cada participante estude o texto-base publicado. “É recomendável que seja feito no seu respectivo grupo este estudo para trazer uma contribuição mais ampliada”, destacou o padre Jurandyr.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2012 e deverão ser feitas exclusivamente por meio da pessoa referencial em cada estado e/ou Regional.

Tags: