Pastoral Carcerária do regional Sul 3 promove encontro estadual

Evento abordará Ano da Misericórdia e Justiça Restaurativa

A Pastoral Carcerária do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, de 16 a 18 de outubro, em Porto Alegre (RS), seu XXII Encontro Estadual. O evento abordará o Ano da Misericórdia, estudo das linhas de ação pastoral assumidas no regional e temas relacionados à Justiça Restaurativa.

No contexto do Ano da Misericórdia, a coordenadora nacional da Pastoral Carcerária para a Questão da Mulher Presa, irmã Petra Silvia Pfaller, acredita que este momento da Igreja será um “ grande incentivo para despertar para a missão” e fez um convite aos fiéis das dioceses gaúchas. “Já pensou se cada paróquia enviasse uma pessoa para a Pastoral Carcerária durante o Ano do Jubileu da Misericórdia? Nós temos falta de pessoas para atuar nessa Pastoral! Que tal se cada paróquia enviasse uma pessoa para a Pastoral Carcerária?”, sugeriu a religiosa.

Atualmente, no Brasil, há cerca de 640 mil homens presos e aproximadamente 35 mil mulheres encarceradas. No Rio Grande do Sul são 2 mil mulheres reclusas.

O encontro, além de aprofundar a reflexão proposta para o Ano Santo da Misericórdia, que acontecerá de 8 de dezembro deste ano até 20 de novembro de 2016, irá tratar de temas relacionados à Justiça Restaurativa no Sistema Prisional. O juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), Leoberto Brancher, dará orientações sobre o que é tortura nos presídios, falará sobre a questão da mulher encarcerada e conduzirá uma partilha de boas práticas relacionadas ao projeto, que é defendido pela Pastoral Carcerária, por ser um método que visa a superação do dano causado, não somente a punição.

Com informações do regional Sul 3 da CNBB e foto da Pastoral Carcerária do Rio Grande do Sul

 

Tags: