A Pastoral Carcerária, em parceria com o Instituto Terra Trabalho e Cidadania, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP) e o Núcleo Especializado de Situação Carcerária, promove o seminário “Tortura e Encarceramento em Massa”. O evento acontece no sábado, dia 13, entre 9h30 e 19h no Centro de Formação Sagrada Família, bairro Ipiranga, São Paulo (SP). Composto por três mesas de debates, o encontro será aberto às pessoas interessadas.
“Encarceramento em massa, tortura e maus tratos”, “Encarceramento feminino e tortura” e “Desafios para o monitoramento das prisões e o encaminhamento de denúncias” são os temas escolhidos para as mesas de debate.
O coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, fará mediação da mesa de abertura, sobre “Encarceramento em massa, tortura e maus tratos”. Para ele, um dos objetivos da Pastoral é a “luta pela criação de mecanismos que garantam a efetivação dos direitos” de quem vive nas prisões do Brasil, caracterizadas pelo sacerdote como “barbáries medievais”. A atuação ainda pretende combater o chamado “sistema de aniquilamento e de manutenção da exclusão social que é a Justiça Penal”.
O assessor jurídico da Pastoral Carcerária, Paulo Malvezzi, também será responsável por mediar um momento de debates. “Desafios para o monitoramento das prisões e o encaminhamento de denúncias” é o assunto proposto para a pauta da última mesa.
Participam das mesas de debates sociólogos, advogados, defensores públicos, pesquisadores e especialistas que atuam na área de defensoria pública e defesa de direitos dos encarcerados.
O seminário “Tortura e Encarceramento em Massa” tem o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e da Escola de Defensoria Pública. Veja programação completa e outras informações no site da Pastoral Carcerária.