Pastoral da Cultura promove formação de agentes e diálogo com artistas

No último dia 5 de outubro, em Belo Horizonte (MG), aconteceu a reunião do grupo de colaboradores da Pastoral da Educação e Cultura. O encontro teve o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e contou com a presença do bispo auxiliar de Salvador e integrante da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Gregório Paixão.

Segundo os organizadores, o objetivo do encontro foi articular os encaminhamentos dos projetos “Formação de Agentes da Pastoral da Cultura” e “Arte e Artistas”, do 21º Plano de Atividades do Secretariado Geral.

“O projeto ‘Formação de Agentes da Pastoral’, que deverá ser oferecido a partir do próximo ano, pretende dar aos agentes de pastoral conhecimentos fundados no Magistério e na experiência da Igreja, assim como elementos básicos das ciências humanas relacionados com o tema, de forma a habitá-los a desenvolverem mais e melhor o diálogo da Igreja com as variadas expressões da Cultura. Esse diálogo que é próprio de cada Igreja particular, que o desenvolverá na medida de suas possibilidades e em sintonia com os objetivos de seu próprio Plano de Pastoral, poderá se tornar um importante instrumento da ação evangelizadora e tornará cada Igreja mais próxima daqueles a quem se propõe anunciar Jesus”, explicou o assessor da Comissão para Educação e Cultura, da CNBB, Aroldo Braga.

PEC20122Ainda segundo Aroldo, o projeto “Arte e Artistas”, buscará promover a acolhida dos artistas em suas diversas expressões, no espírito proposto por João Paulo II em sua Carta aos Artistas, quando afirmava que a Igreja precisa da arte e convidava os artistas a penetrarem “no mistério de Deus encarnado, (…) a partir da aliança que sempre vigorou entre o Evangelho e a arte”.

Tags: