Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 realiza 7ª Romaria do Enfermo no Santuário de Aparecida

No sábado, 12, a Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) realiza, no Santuário Nacional de Aparecida, a sua 7ª Romaria do Enfermo. A celebração eucarística começa às 9h, e será presidida pelo bispo de Jaboticabal e responsável da Pastoral no Regional, dom Fernando Brochini.

A iniciativa é uma oportunidade para a confraternização entre os agentes das dioceses, para o serviço dos irmãos doentes. Segundo o coordenador estadual da Pastoral da Saúde, padre Berardo Graz, a Romaria, que neste ano chaga à sua 7ª edição em nível estadual e 2ª em nível nacional, “é um momento de fortalecimento da espiritualidade da própria pastoral e seus agentes. Sem a oração não existe ação pastoral […]”, sublinhou.

As coordenações das dioceses presentes se reunirão para um encontro com dom Fernando e com a coordenação Nacional da Pastoral, e para receber informes e o calendário das atividades deste ano no Regional Sul 1.

Realizada no sábado próximo do Dia Mundial dos Doentes, que coincide com a festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, a Romaria se torna também uma “ocasião propícia para refletir sobre o mistério do sofrimento e, sobretudo, para tornar as comunidades e a sociedade civil mais sensíveis aos irmãos e irmãs doentes”, conforme o papa Bento XVI escreveu na Mensagem paro o Dia Mundial dos Doentes deste ano, comentou padre Berardo.

A pastoral da saúde atua em todas as dioceses através dos seus agentes, voluntários na área de saúde e na visita nos hospitais, casa dos doentes, como aqueles que atuam nos conselhos municipais e os Ministros que levam a Comunhão aos doentes.

Tags: