Congresso em âmbito regional abordou diversos temas ligados à atividade pastoral
Cerca de 240 agentes das dioceses do Rio Grande do Sul reuniram-se, nos dias 3 e 4, no XI Congresso da Pastoral da Saúde do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento aconteceu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do estado, em Porto Alegre, e teve como tema “Saúde Pública requer participação” e lema “Ser cristão é fazer o que Jesus fez: Servir”.
O Congresso, organizado a cada dois anos no âmbito estadual, teve cinco painéis. O primeiro, apresentado pelo diácono Antonio Helinton Alves, abordou “As três dimensões da Pastoral da Saúde na transversalidade da Campanha da Fraternidade de 2015”. O segundo momento de formação foi conduzido pelo frei Turra, que tratou de “Como construir a paz à luz do Evangelho de Jesus Cristo”. Ainda no primeiro dia, houve o terceiro painel, apresentado pelo frei Wilson Dallangnol, sobre “Comunidade de Comunidades, o protagonismo dos leigos”. As atividades do sábado terminaram com a palestra “O saber e o fazer no bem viver”, conduzida pelo professor José Maria Wiest.
No domingo, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES-RS), Cláudio Augustin, esteve à frente do quinto e último painel sobre “A Saúde como direito de todos e dever do Estado”.
No intervalo entre os primeiros painéis, houve uma interação sobre as propriedades de plantas medicinais, realizada pelo professor José Maria Wiest.
Presença
Durante a abertura do Congresso, compôs a mesa o bispo de Santa Cruz do Sul (RS) e referencial das Pastorais Sociais no regional Sul 3 da CNBB, dom Canísio Klaus. Também estiveram presentes a coordenadora da Pastoral da Saúde no regional, Maria Elis Souza Soares, e o vice, Sergio Helmuth; a coordenadora regional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-RS), irmã Paula Schneider; o coordenador da Pastoral da Saúde da arquidiocese de Porto Alegre, padre Claudio Damé; a representante da Pastoral Afro de Restinga, Elisandra; a presidente do CES-RS, Celia Gervasio, e o deputado estadual, Tarcísio Zimmrmann, que representou a presidência da casa legislativa.
Pastoral do Cuidado
Ao final das atividades de formação, os agentes da Pastoral da Saúde participaram da missa de envio, celebrada na catedral metropolitana de Porto Alegre. O arcebispo local e presidente do regional Sul 3, dom Jaime Spengler, presidiu a eucaristia. Em sua homilia, dom Jaime destacou que “a Pastoral da Saúde é o cuidado com a vida” e a chamou de “a Pastoral do Cuidado”.