Evento avaliará quadriênio anterior e irá propor novas prioridades para o regional a partir das Diretrizes Gerais
A preparação para a Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi um dos principais assuntos abordados pela Presidência do regional durante reunião na última segunda-feira, 28, na sede da instituição, em Salvador (BA).
Além do bispo de Camaçari (BA) e presidente do regional, dom João Carlos Petrini, participaram do encontro o arcebispo coadjutor de Aracaju (SE) e vice-presidente, dom João José Costa; o bispo auxiliar de Salvador (BA) e secretário geral, dom Gilson Andrade; e a secretária executiva, Maria Inês Santos.
Os bispos definiram o membro da Comissão Teológica Internacional e subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, monsenhor Antônio Luiz Catelan, como assessor da assembleia. Ele será responsável por orientar e acompanhar o encontro.
De acordo com dom Gilson Andrade, a edição deste ano será um momento importante para o regional. “Pretende-se fazer uma avaliação do quadriênio passado e propor as prioridades a serem assumidas para o próximo quadriênio a partir das Diretrizes, e também seguir aprofundando no tema do perfil do regional e o fortalecimento das sub-regiões”, afirmou.
Como preparação para a Assembleia já foram realizados trabalhos com os coordenadores de pastoral das dioceses e com os coordenadores de pastorais, movimentos e organismos em encontros ocorridos ao longo do ano de 2015.
O vigário judicial do Tribunal Eclesiástico da arquidiocese de Salvador participou no início da reunião sobre questões relativas às duas cartas Motu Proprio do papa Francisco sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade.
A Assembleia Pastoral Regional irá tratar sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o período 2015-2019 e os Planos Pastorais Diocesanos. O evento será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro.