Iniciado em 2008, tem continuidade a partir desse mês de janeiro, o terceiro ano do projeto “Teologia Viva” – da arquidiocese de Belo Horizonte, no norte do país. O objetivo do projeto missionário é promover a evangelização compartilhando com os agentes pastorais e pessoas envolvidas com trabalhos sociais nas comunidades locais amazônicas. Três grupos de missionários viajam para a Amazônia em continuidade ao projeto. Ano passado, cerca de 22 missionários do projeto estiveram em Macapá, Codajás, Tabatinga e Humaitá, na região amazônica, para um mês de missão.
De acordo com Áurea Marin, uma das organizadoras do projeto, a evangelização é oferecida em uma perspectiva teológica, porém, com linguagem simples e de fácil compreensão para os leigos. Desde janeiro de 2008, os cursos são ministrados por 62 missionários que, até agora, já atenderam 1800 participantes de 12 dioceses da região Norte do Brasil.
Áurea explica ainda que, “a missão também é a contribuição da arquidiocese de BH ao chamado feito na época da Campanha da Fraternidade de 2007, com o tema sobre a Amazônia”.
Os missionários visitarão, desta vez, as dioceses de Tabatinga, Humaitá (AM), e Macapá (AP).