Quinto vídeo da Pastoral Carcerária aborda o tema da Evangelização nos presídios brasileiros

No quinto vídeo da série sobre a sua missão: “A busca de um mundo sem cárceres através da evangelização e promoção da dignidade humana com da presença da Igreja nos presídios”, a Pastoral Carcerária Nacional (PCr) aborda a “Evangelização nos Cárceres”.

A assistência religiosa à pessoa presa é um direito constitucionalmente garantido e se vincula à própria inviolabilidade de culto e crença, também prevista na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por isso, a série aborda temas fundamentais para a compreensão do sistema carcerário e da missão da pastoral como ferramenta de formação para os agentes da PCr e outras pessoas interessadas.

“A Evangelização nos cárceres é um dos pontos principais, talvez, o centro da missão da Pastoral Carcerária. A evangelização faz parte da missão da Igreja e, consequentemente, nós enquanto uma pastoral de fronteira, uma pastoral social, uma pastoral que vai ao encontro dos irmãos e irmãs marginalizados temos com princípio evangelizar”, destaca no vídeo o vice coordenador da Pastoral Carcerária Nacional, padre Almir Ramos.

Dom Henrique Aparecido Lima. Foto: Diocese de Dourados (MS)

O vídeo traz ainda o bispo de Dourados (MS) e referencial da pastoral, dom Henrique Aparecido Lima, que fala da importância de estar preparado espiritualmente para escutar.

“Uma coisa importante ao irmos ao cárcere ou na visita aos encarcerados e encarceradas é também a nossa espiritualidade para que ao chegar lá, nós possamos além de rezar sim, mas também escutar aquelas pessoas. Escutar de forma silenciosa, acolher as suas dores, as suas angústias, suas histórias. Precisamos escutar porque é a maneira deles contarem suas histórias e a maneira de buscar libertação. Buscar encontrar apoio e o agente da pastoral precisa ter esse ouvido de escuta, acolhimento, ser um lugar de paz”, ressaltou.

Assista ao quinto vídeo da série:

Foto de capa: Reprodução do vídeo

Tags: