A Rede Celebra de Animação Litúrgica promoveu entre os dias 4 e 16 de janeiro, em Goiânia (GO), a primeira de três etapas do Curso de Capacitação e Especialização em Liturgia. A formação acontece no momento em que o grupo comemora 20 anos de animação e formação litúrgica de equipes e comunidades eclesiais.
O Curso de Capacitação e Especialização em Liturgia é chancelado pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). O eixo norteador da formação é estudo da liturgia a partir do método mistagógico, tendo o rito como fonte de teologia litúrgica, espiritualidade e renovação da prática pastoral.
A proposta pedagógica do curso, de acordo com a Rede Celebra, parte da “experiência pessoal e comunitária, confrontando-a com a Sagrada Escritura e a mais genuína Tradição da Igreja, levando em conta as ciências humanas afins, no aprofundamento da liturgia com a perspectiva de recuperá-la como fonte privilegiada de vida espiritual e exercício do sacerdócio batismal do povo de Deus, no contexto atual”.
A modalidade de capacitação está em sua 5ª edição. Como especialização, é a terceira vez que a Rede oferece o curso.
As próximas etapas estão previstas para os períodos de 29 de junho a 07 de julho e de 04 a 16 de janeiro de 2016, no Instituto São Francisco, em Goiânia.
A Rede celebra, ao comemorar os 20 anos de atuação, recorda sua motivação na proposta de renovação litúrgica trazida há cinco décadas pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, “em sintonia com as aspirações das Conferências da Igreja na América Latina e da Igreja no Brasil”.