O documento produzido pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Itinerário Catequético, foi inspiração para o 11º Seminário de Catequese do regional Centro-Oeste, realizado de 12 a 14 de junho, na Casa das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em Goiânia (GO).
O evento procurou repassar e aprofundar o conhecimento expresso no livro “Itinerário Catequético: iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal”. Participaram do encontro 30 coordenadores diocesanos de catequese.
Para o assessor regional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Eduardo Calandro, o seminário também propõe a multiplicação do conteúdo nas bases, para dioceses, paróquias e comunidades. “O Itinerário Catequético traz uma quebra de paradigma. Sempre nos acostumamos a pensar que a catequese tinha como ponto de partida as crianças. O Itinerário Catequético faz o percurso contrário: partimos dos adultos, passamos pelos adolescentes e jovens e chegamos às crianças”, enfatizou.
Experiência comunitária
“O novo modelo de catequese proposto pelo itinerário possibilita trabalhar uma catequese que leva em consideração a experiência comunitária e pessoal, tendo em conta o anúncio do evangelho a partir da experiência dos primeiros cristãos (estilo neocatecumenal), ou seja, que leva a pessoa ao conhecimento, ao encontro e a uma experiência com Jesus Cristo. Nesse processo, a criança, o jovem e o adulto, especialmente o adulto, irá passar por etapas. Portanto, há todo um processo que vai conciliar a formação bíblica, teológica e celebrativa. É uma catequese de caminho. É realmente um itinerário”, explica o coordenador de catequese da diocese de Ipameri (GO), Lázaro Mariano de Mesquita.