Regional Norte 3 promove primeiro Congresso Missionário

Com o intuito de dar um rosto missionário à ação evangelizadora da região, as cinco dioceses e prelazias do Estado do Tocantins realizaram o primeiro Congresso Missionário do Regional Norte 3 da CNBB, entre os dias 18 e 20 de outubro, em Guaraí (TO). “Igreja: Fé e vida em Missão” foi o tema do evento, que contou com a presença de 463 delegados, entre leigos, religiosos, seminaristas e de todos os bispos da região.

A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, irmã Dirce Gomes, participou do Congresso e parabenizou o novo regional pela iniciativa. “Esta é uma resposta concreta à primeira exigência das Diretrizes da CNBB, que é colocar a Igreja em estado permanente de Missão”, afirmou.

A preparação para o evento envolveu todas as comunidades do regional, que receberam um texto com encontros de oração e celebrações, elaborado pelo arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães. O estudo do tema central ficou a cargo do representante da Associação das Santas Missões Populares, padre Luiz Mosconi.

O assessor afirmou em sua reflexão que o Congresso tem o compromisso de formar discípulos, testemunhas da missão de Jesus. Mosconi lembrou ainda que o Tocantins possui 1,5 milhão de habitantes, e que todos juntos deviam se comprometer com um projeto missionário. Para o bispo de Tocantinópolis, dom Giovane Pereira de Melo, a proposta do Congresso manifesta o compromisso da Igreja da região de colocar a vida no centro de sua ação evangelizadora. “Vida para os sofridos da terra: índios, quilombolas, acampados, ribeirinhos e pobres de nossas periferias; vida para o nosso cerrado roubado pelos reflorestamento de eucaliptos; vidas para nossos rios roubados pelas hidroelétricas; vida para nossa terra”, enfatizou.

Para o bispo da Prelazia de Cristalândia, dom Rodolfo Luís Weber, o evento foi “um momento de revitalização para despertar a todos para as missões para além-fronteiras”.

Tags: