Renovação Carismática Católica reúne lideranças de todo o Brasil para Encontro de Formação em Aparecida (SP)

A Renovação Carismática Católica (RCC) do Brasil se reunião, de 24 a 28 de janeiro,  no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida, para seu tradicional Encontro Nacional de Formação (ENF). O evento, que reuniu cerca de nove mil pessoas, tem como objetivo orientar a missão do Movimento no ano de 2024.

Até o próximo domingo (28), as lideranças da RCC do Brasil participarão de momentos de oração, de fraternidade, celebração da Santa Missa e intensas atividades de formação. Segundo Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, o ENF marca o primeiro passo da missão da RCC durante o ano vigente.

Em 2024, o encontro contou com 21 workshops que promovem a formação e aprofundamento espiritual para os servos que atuam nos grupos de oração da RCC em todo o Brasil. Além de serviços diretamente ligados às reuniões de oração, como Ministérios de Música e Artes e Pregação, os workshops também são direcionados para o estado de vida dos participantes, tais como jovens, universitários, famílias, religiosas, seminaristas e ministros ordenados.

Bispos do Brasil marcam presença no ENF 2024

O assessor eclesiástico da CNBB para a Renovação Carismática Católica do Brasil, dom José Aparecido, bispo de Itumbiara (GO), acompanhou o evento desde sua abertura e também ministra algumas palestras. “O ENF é um encontro em que se reflete profundamente sobre a Palavra de Deus, sobre os objetivos da Renovação Carismática e que se enquadram no âmbito da evangelização da Igreja no Brasil”, afirmou dom José.

Ele também destaca que espera que os membros da Renovação Carismática coloquem em prática os três pedidos feitos por Papa Francisco à RCC: “O primeiro é a partilha da experiência do batismo no Espírito Santo com toda a Igreja. Segundo, o ecumenismo espiritual, uma preocupação com a unidade das igrejas, especialmente com aquelas comunidades que partilham da mesma espiritualidade pentecostal. E o terceiro é o cuidado com os pobres, que inclui a Casa Comum também”.

Dom Giovane Pereira de Melo, presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, participou pela primeira vez do evento e manifestou a alegria de ver tantas pessoas reunidas e que expressam a capilaridade da Renovação Carismática pela Igreja do Brasil.

“Destaco também que o ENF, além de ser um encontro de louvor, de celebrações, é um encontro de formação. Junto com o louvor, com essa dimensão da convivência, há toda uma preocupação de formar os animadores de grupos de oração, as coordenações e os diversos ministérios”, ressaltou.

Dom Giovani destacou ainda o esforço e desejo da Renovação Carismática Católica de caminhar na comunhão, na unidade com a CNBB, com nossas dioceses e paróquias. “E é isso que o Senhor pede de cada um de nós, que pede da Renovação, mas também de toda a Igreja, que a gente viva a comunhão e a unidade na diversidade, que a gente beba dessa riqueza de carismas e de dons que o Espírito Santo sopra sobre nós e que edifica a Igreja”, disse.

Fotos: Comunicação RCC

Com informações da rccbrasil.org.br

Tags:

leia também