Na quarta-feira, 27 setembro, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, e o subsecretário adjunto de pastoral da Conferência, padre Jânison de Sá, reuniram-se virtualmente, com a representante do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, Cecília Barja.
A representante do Dicastério solicitou uma reunião para apresentar à CNBB as iniciativas e o trabalho que o dicastério realiza. Ela salientou a sua disponibilidade em colaborar com a Conferência e com a Igreja no Brasil em diferentes iniciativas.
De acordo com ela, o dicastério colabora com projetos para dioceses com dificuldades financeiras na região Amazônica e, também, apoia com recursos iniciativas de desenvolvimento humano integral voltadas para a economia solidária, ecologia integral, educação, saúde e temas ligados ao magistério social da Igreja.
Ela reforçou que muitas dioceses não têm conhecimento das diferentes iniciativas do dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral. Apontou ainda que o dicastério dialoga com outras instituições em busca de parcerias para possíveis projetos específicos.
Mapeamento das dioceses com mais dificuldades
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, se colocou à disposição para colaborar e lembrou os temas tratados na Campanha da Fraternidade e outros temas como: emprego digno para os jovens nas periferias, violência, mineração e migração.
“Como Igreja no Brasil nos comprometemos em fazer o mapeamento das dioceses em dificuldades, recolher cinco experiências significativas de desenvolvimento humano integral para apresentar à Igreja Universal por meio do Dicastério, em vista de um trabalho em parceria”, disse dom Ricardo.
