Romaria a Aparecida faz parte das atividades do Ano do Allamano

Com a finalidade de tornar mais conhecido o carisma e a espiritualidade das duas congregações fundadas pelo bem-aventurado José Allamano, o Instituto Missões Consolata e o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata, hoje presentes em 26 países, os missionários e missionárias Consolatas celebram um ano especial dedicado à memória do padre.

Uma das atividades desse ano especial acontece neste domingo, 24, no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida (SP), com uma programação especial para mais de mil peregrinos de várias partes do Brasil. Haverá uma celebração eucarística às 9h, presidida pelo bispo de Estância (SE), dom Giovanni Crippa, e em seguida os peregrinos se encontrarão no auditório do Santuário.

Uma das coordenadoras da romaria, irmã Melânia Lessa, afirma que José Allamano “é um ser humano que deu certo. Por isso encanta pela sua simplicidade, humanidade e santidade. Os grupos de romeiros que partem de vários estados rumo a Aparecida são um sinal concreto desta adesão, admiração e compromisso missionário do jeito do Allamano”.

O ano do Allamano teve início no dia 16 de fevereiro de 2014 e encerra no mesmo dia e mês em 2015, quando é lembrada a morte do padre. O ato conclusivo será em São Manuel (SP), cidade que em 1937 recebeu os primeiros missionários da Consolata no Brasil. Foi o início de uma história que continua nas obras, seminários e paróquias.

Entre as atividades já realizadas ao longo do ano, o ícone do bem-aventurado Allamano peregrinou pelas comunidades, grupos e famílias onde há presença da família religiosa com a distribuição de santinhos, folders e rosários. Também foram realizados encontros de formação sobre a pedagogia e metodologia Allamaniana; retiros e uma Missão Jovem em cinco paróquias de São Paulo (SP), além de encontros de Amigos da Consolata.

Biografia

José Allamano nasceu no dia 21 de janeiro de 1851, em Castelnuovo D’Asti, ao norte da Itália. Foi ordenado padre em 1873 e dedicou a maior parte de sua vida, 46 anos, ao Santuário de Nossa Senhora da Consolata, em Turim, também na Itália. De sua profunda devoção e amor à Consolata, Allamano nomeou os institutos que fundou para a Missão ad gentes, em sua homenagem.

Com informações das POM

Tags: