Uma multidão de mais de 55 mil pessoas participou da 19ª Romaria em honra a Santa Rita de Cássia, realizada no dia 22 de maio, em Carazinho (RS), arquidiocese de Passo Fundo (RS). Uma procissão saindo da paróquia São José deu inicio à romaria, que percorreu aproximadamente 6 Km até o santuário, localizado próximo ao parque municipal da cidade.
O arcebispo de Passo Fundo, dom Pedro Ercílio Simon, presidiu a missa. Segundo o pároco da paróquia São José, padre Ludgero Mafra, havia romeiros de estados como Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.
Santa Rita de Cássia
Santa Rita nasceu na Itália, a 22 de maio de 1381, na região da Úmbria, num lugarejo chamado, Roca Porena. Casou-se com Paulo Fernando e tiveram dois filhos. O marido morreu assassinado. Os filhos também morreram, vítimas de uma peste que arrasou a Europa naquela época.
Viúva e sem filhos, Rita dedicou-se ao socorro dos pobres e enfermos, ajudando a uns e outros, com alimento, visita, conforto e trabalho. Entrou para o Convento das Irmãs Agostinianas de Santa Maria Madalena, em Cássia, para tornar-se religiosa.
Rita morreu no dia 22 de maio de 1457. Foi canonizada pelo papa Leão XIII em 24 de maio de 1900.
