Retrospectiva 2021: A contribuição da mulher na missão foi um dos eixos de atuação da Comissão para Ação Missionária da CNBB

A visibilidade à contribuição da mulher na missão da Igreja no Brasil e no mundo esteve entre os principais eixos de atuação pastoral da Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2021.

A série de lives com a temática: “Mulheres na Missão” teve início no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher – 8 de março e encerrou no dia 8 de dezembro – solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Segundo a comissão, a série de lives concretiza a proposta de vivência da missão prevista no Programa Missionário Nacional (PMN) em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). Editado pelas Edições CNBB, o PMN é um documento importante para o aprofundamento da vivência e da ação missionária na Igreja do Brasil.

“Este ano foi um ano especial do ponto de vista da colaboração da mulher na missão da Igreja. A começar pelo Papa Francisco nomeando várias mulheres para cargos inéditos em comissões diversas nos altos escalões da Igreja. Superamos nossas expectativas quanto ao bate-papo mensal entre mulheres a serviço da reflexão e missão da mulher na evangelização”, ressalta a assessora da comissão, irmã comboniana Sandra Amado.

Na Igreja no Brasil, são várias as mulheres que fazem parte da “estrutura viva e operante” da ação Evangelizadora, em todos os níveis eclesiais, desde as pequenas comunidades até os altos cargos de coordenação em entidades de incidência nacional.

Ainda segundo irmã Sandra, “cada live ‘Mulher na Missão’ trouxe na pauta um tema importante na vida e missão da Igreja. A CNBB através dessa iniciativa da comissão mostrou-se solidária no reconhecimento da relevância do trabalho em conjunto mulheres e homens empenhados na construção do Reino de Deus. O mundo e a sociedade necessitam desse equilíbrio para continuar na missão de Deus no hoje de uma Igreja em saída e caminho”, destaca.

“As mulheres contribuem de forma indispensável na sociedade e nas responsabilidades pastorais. Todavia, a Igreja reconhece que ainda é preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja”, observaram os bispos no Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, aprovado em 2016.

Ao longo de 2021, a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, que acompanha também a Pastoral dos Brasileiros no Exterior, o Conselho Missionário Nacional (COMINA), através da executiva realizou diversas atividades como a animação e acompanhamento dos Conselhos Missionários Regionais (COMIRE´s) e a promoção, articulação e concretização do Programa Missionário Nacional (PMN), através dos Grupos de Trabalho inspirados nas Prioridades indicadas no programa: Formação, Animação Missionária, Ad Gentes e Compromisso Profético Social. Também, em vista da realização das indicações do PMN, há o GT da Sustentabilidade e o das Missões Populares. Todos os GT´s trabalharam intensamente ao longo do ano.

De acordo com o assessor da comissão, padre Daniel Rochetti, mais uma vez a comissão teve um ano atípico, no sentido de ter de trabalhar de forma online virtual.

“Este ano, foi uma grande descoberta e uma oportunidade de lançarmos nesse grande continente da comunicação e da virtualidade. Foram muitas as lives formativas que aconteceram e levaram à frente a reflexão missionária pelos vários cantões do Brasil. Mensalmente, as reuniões com os coordenadores dos Comire´s, bimestralmente as reuniões com os bispos referências da missão e também as outras tantas oportunidades de trabalho com os Comides deram a oportunidade para que o trabalho de conscientização missionária acontecesse da parte da comissão”, disse.

Outras atividades da comissão em 2021:

  • Construção e execução da Campanha Missionária 2021, propondo tema, lema e fazendo a divulgação e as formações acerca da mesma. E já encaminhamos da Campanha Missionária 2022 colaborando com as POM;
  • Acompanhamento dos primeiros passos de constituição do COMIRE Leste 3;
  • Palestras e assessorias online nos diversos regionais, nas diferentes dioceses e grupos;
  • Colaboração ativa nos cursos online do Centro Cultural Missionário;
  • Acompanhamento da primeira turma da Pós-Graduação latu senso em Missiologia;
  • Acompanhamento aos Projetos de Cooperação Intereclesial que unem a CNBB, algumas Pontifícias Universidades Católicas e outras três conferências episcopais, ou seja, aquela do Timor Leste, a Conferência da Guiné Bissau e a do Moçambique;
  • Acompanhamento remoto da Pastoral dos Brasileiros no Exterior, cujas comunidades estão nos EUA, Austrália, Canadá, Japão, Inglaterra;

Ano Jubilar Missionário 2022:

Lançamento do Ano Jubilar Missionário, em 20 de novembro de 2021 a 20 de novembro de 2022, por ocasião das diversas datas comemorativas a nível internacional e nacional. Comemorando este Ano Jubilar Missionário teremos uma série de atividades programadas para 2022. Estas são as datas jubilares:

  • 1622-2022: 400 anos da Congregação para Evangelização dos Povos;
  • 1822-2022: 200 anos da Obra da Propagação da Fé;
  • 1922-2022: 100 anos do caráter pontifício dado às Obras;
  • 1972-2022: 50 anos do COMINA;
  • 1972-2022: 50 anos das Campanhas Missionárias;
  • 1972-2022: 50 anos dos Projetos Igrejas Irmãs;
  • 1972-2022: 50 anos do CIMI;
  • 1972-2022: 50 anos do Documento de Santarém;
  • 2022: Beatificação de Pauline Jaricot, Fundadora da Obra para Propagação da Fé;

“Agradecemos a Deus que é Missão (na Missio Dei) que continua a chamar mulheres e homens para colaborar na Sua Missão na Igreja do Brasil e do mundo”, disse irmã Sandra.

Tags:

leia também