Santa Catarina terá em breve primeiro Santuário dedicado à mãe peregrina no estado

Local onde será construído Santuário dedicado à Nossa Senhora de Schoenstatt foi abençoado durante celebração

Próximo à rua João Benedito da Luz, 249, bairro Tijuquinhas, Biguaçu (SC). Esta é a localização do terreno que futuramente abrigará o primeiro Santuário de Schoenstatt em Santa Catarina. No último dia 5, cerca de mil pessoas estiveram presentes na celebração de benção do espaço.

Caravanas de fiéis de várias partes do estado participaram da missa presidida pelo arcebispo de Florianópolis (SC), dom Wilson Tadeu Jönck, e concelebrada pelo bispo emérito, dom Vito Schlickmann; pelo bispo de Blumenau (SC), dom Rafael Biernaski; e padres da arquidiocese.

Ao lado de familiares, o doador do terreno, Antônio Luiz Füchter, assistiu à celebração, que contou também com a presença de autoridades e de religiosas do Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt.

Antônio revelou que por ter uma consideração muito grande por Biguaçu, tinha a intenção de deixar algo para o município. Ele conta que atendeu então a um pedido de dom Vito para ajudar o Movimento de Shcoenstatt. “Trabalhei quase cinco anos em uma área e deu certo comprar este imóvel. Hoje estou realizado. A Mãe, onde vem, é para ficar, não sai”, explicou Füchter.

Em sua homilia, dom Wilson destacou que Nossa Senhora é conhecida como a arca da aliança, a Mãe Peregrina que leva Jesus a todos. “Que nossas palavras transmitam Cristo ao mundo e este Santuário faça crescer a fé. Como Maria, levar Cristo a todos que encontrarmos”, expressou. Antes da bênção final, todos foram em procissão até a capelinha, onde foi solenemente introduzida a imagem da Mãe Peregrina.

“É um momento de gratidão imensa a Deus, que nos concede realizar um sonho para este povo de Santa Catarina. O bom Deus nos surpreende com um terreno urbanizado, com uma estrutura onde podemos começar a formação e, no futuro, o Santuário. É um milagre que Deus realiza na história do Movimento de Schoenstatt em Santa Catarina”, agradeceu a assistente provincial do Movimento, irmã Lilian Goerck, da Província Tabor, com sede em Santa Maria (RS) e presente no evento.

Localização

O local adquirido para a construção do Santuário conta com uma ampla casa que servirá para atender o Movimento no futuro. O acesso ao terreno pode ser feito pela BR 101, próximo ao Posto de Gasolina Tijuquinhas e a Escola de Educação Básica “Cônego Rodolfo Machado”.

História

O Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt foi fundado em Schönstatt, na Alemanha, em 18 de outubro de 1914, pelo padre José Kentenich. Hoje, existem 200 santuários espalhados pelo mundo, só no Brasil são 22.

Com informações e foto da arquidiocese de Florianópolis

Tags:

leia também