Mais de duas mil pessoas, representantes das 86 paróquias e 41 municípios que compõem a diocese de Guaxupé (MG), são esperadas para o Retiro das Santas Missões Populares, que começa na próxima sexta-feira, 29. O encontro seguirá até domingo, 31, no ginásio poliesportivo da cidade de Guaxupé.
A ação missionária das Santas Missões Populares acontecerá em todo o território diocesano durante 2015, em comemoração ao aniversário de 100 anos da criação da diocese de Guaxupé, que celebrará a data em fevereiro de 2016. Ao longo desse período, religiosos e leigos saem de suas paróquias para evangelizar e visitar as casas da população.
Atendendo ao pedido do papa Francisco para uma igreja em missão, a diocese optou por transformar a consciência da importância da ação missionária em ações concretas, se fazendo missionária em tempo integral. Desde abril, quando o bispo diocesano dom José Lanza Neto lançou oficialmente as Santas Missões Populares, os agentes de pastorais e fiéis engajados envolveram-se nas formações a fim de se preparem para essa proposta, que já está movimentando a comunidade com a programação na diocese.
As palestras do retiro no próximo final de semana serão conduzidas pelo padre Luís Mosconi, que há mais de 25 anos trabalha com missões no Brasil e foi convidado para assessorar o processo de formação local devido à sua vasta experiência. Vinte missionários de cada paróquia devem estar presentes e serão responsáveis por passar adiante aos demais missionários o conteúdo abordado ao longo dos três dias de encontro.
O coordenador diocesano de pastoral, padre Henrique Neveston, convida a população para abraçar a proposta. “Todos os leigos já escolhidos na paróquia devem vir buscar essa formação para depois realizarmos grandes retiros sobre as Santas Missões nas paróquias, conseguindo, assim, abranger toda a comunidade”, fala o sacerdote.
Além das Santas Missões outras ações estão sendo preparadas para marcar as comemorações do centenário da diocese de Guaxupé, como a produção de uma revista histórica que resgatará os principais acontecimentos da diocese desde sua criação, o lançamento de selo e bandeiras comemorativas, e ainda atrações especiais em 2016.
Com informações da diocese de Guaxupé