Secretário-geral da CNBB recebe comitiva da DKA Áustria para discutir projetos de cooperação

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-Geral da CNBB, dom Joel Portella Amado recebeu na tarde deste dia 20 de novembro, uma comitiva da DKA Áustria, entre eles o diretor executivo Jakob Maierhofer e o bispo militar dom Werner Freistetter. A visita buscou identificar áreas de cooperação entre a CNBB e suas pastorais sociais e a DKA Áustria.

A DKA Áustria é a tradução de Katholische Jungschar – Movimento de Crianças Católicas da Áustria, a maior organização infanto-juvenil austríaca presente em 2000 paróquias católicas que reúne semanalmente 83.000 crianças e jovens para viver em comunidade.

Estas crianças realizam a Ação dos Três Reis Magos, na época do Ano Novo. As crianças, vestidas como os três Reis Magos, saem por todo país, batendo de porta em porta e anunciam as pessoas a mensagem libertadora de Jesus Cristo. Trata-se também de um momento de arrecadação solidária.

Além da ação solidária, nos grupos do Movimento de Crianças Católicas são tratados temas de políticas de desenvolvimento numa linguagem apropriada às crianças. Com o recurso arrecadado na Ação dos Três Reis Magos, a DKA mantém projetos de desenvolvimento na África, Ásia e Oceania e América Latina.

No Brasil, segundo Jakob, a DKA tem o foco de atuação na proteção de crianças e adolescentes e na mineração com o enfoque geográfico. O secretário-geral e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora, frei Olávio Dotto apresentaram as diversas iniciativas da Igreja no Brasil relacionadas ao foco de trabalho, entre elas a criação recente da Comissão Especial sobre a Mineração e a Ecologia Integral e a Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente.

Dom Joel reforçou que a Igreja no Brasil está fazendo o esforço para trabalhar a questão da proteção numa perspectiva mais ampla com a adoção do conceito de cuidado. “Estamos buscando responder à indiferença com o cuidado”. O secretário-geral da CNBB entregou ao bispo militar da Áustria um exemplar do texto-base da CF 2020 e falou sobre Santa Dulce dos Pobres como referência de cuidado com a vida e com os pobres.

Site: www.dka.at

Tags:

leia também