Segundo vídeo da série “Fraternidade em Ação”, apresenta projeto apoiado pelo FNS em Itaboraí, na arquidiocese de Niterói (RJ)

O segundo vídeo da série “Fraternidade em Ação”, fruto de uma parceria entre o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pascom Brasil que está articulada pela Comissão Episcopal para a Comunicação, apresenta a experiência do projeto “Instituto Educacional Santa Tereza de Jesus“, realizado em Itaboraí, arquidiocese de Niterói (RJ).

O Instituto trabalha com crianças oriundas da periferia que enfrentam dificuldades de transporte devido a distâncias. O apoio ao projeto com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) permitiu a organização ampliar ações em seu espaço físico que promovem a inclusão socioeducacional, com aquisição de  eletroeletrônicos, materiais de papelaria e equipamentos para a cozinha.

O representante do projeto, Marcelo Alves, fundador da Missão Precursores do Senhor, destaca que faz parte da missão do instituto apostar no futuro das crianças e familiares por meio da educação. “Aqui não é só um trabalho pedagógico, mas também de evangelização”, disse.

De acordo com ele, o Fundo Nacional de Solidariedade contribuiu para melhorar a infraestrutura e também aprimorar a parte pedagógica. “Nós sabemos como este fundo nos ajudou a manter a obra de caridade. Peço a vocês cristãos que apoiem a Coleta Nacional da Solidariedade para que a caridade chegue a mais pessoas”, disse.

“Alegria em mostrar um trabalho edificante”

 

Setor de Comunicação da arquidiocese de Niterói (RJ). | Foto: Ascom Arquidiocese de Niterói.

A produção das imagens e visita ao projeto, desta vez, ficou por conta da equipe do  Setor de Comunicação da arquidiocese de Niterói (RJ):  Íngrid bianchini,  João Dias e Thiago Maia (foto ao lado).

Eles manifestaram muita alegria em mostrar um trabalho tão edificante num contexto de uma comunidade com tantas dificuldades e necessitada de maior atenção.

“Apresentamos com o coração radiante essa obra que funciona com muita afeição e admiração. Diante de tantas divergência de informação, vale a pena doar e confiar nas obras de caridade de nossa Igreja”, escreveram.

Conheça a experiência:

 

Fraternidade em Ação

cada 15 dias, a Pascom Brasil e o Setor de Campanhas da CNBB estão divulgando um projeto que foi apoiado com recursos arrecadados na Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no âmbito da Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema foi “Fraternidade e Educação”.

Em 2022, os eixos do edital do FNS foram: o eixo 1 “Apoio a projetos educativos”; em razão da pandemia, o eixo nº 2 foi “auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social e o eixo 3 “capacitação para a geração de renda”.

A partir da lista de projetos aprovados pelo Conselho Gestor do FNS em 2022, a Pascom Brasil selecionou um projeto em cada regional que pudesse expressar a realidade e onde também fosse possível contar com o trabalho voluntário de equipe de Pascom com disponibilidade para produzir o material.

 

Tags:

leia também