CNBB abre Semana Nacional da Vida, nesta sexta-feira, com sinal da alegria

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, abre nesta sexta-feira, 1º de outubro, a Semana Nacional da Vida. Para a data, as comunidades e paróquias de todo o país são motivadas a manifestar um sinal de alegria pelo dom da vida.

Neste ano, a Semana da Vida tem como tema “Família Santuário da Vida”, resgatando as reflexões da carta encíclica de São João Paulo II Evangelium Vitae. As celebrações ocorrem de 1º a 7 de outubro e terminam com o Dia do Nascituro, no dia 8 de outubro, com apoio do subsídio Hora da Vida, preparado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

Além das atividades já previstas em cada arqui/diocese, paróquia ou comunidade, conforme suas programações da Semana Nacional da Vida, a comissão propôs duas ações públicas que possam acontecer em todo Brasil no mesmo dia e horário, dando a força de mobilização em prol da vida
desde a concepção até seu fim natural. Os sinais da Alegria, para o dia 1º, e da Esperança, para o dia 8.

 

Sinal da Alegria

No dia 01 de outubro, abertura da Semana Nacional da Vida, a proposta é fazer ressoar os sinos de todas as Igrejas no Brasil, sempre às 12h, 15h e 18h, acompanhado da ‘Oração do Nascituro’, simbolizando assim, de acordo com a Comissão, “a alegria em celebrarmos e valorizarmos a vida”.

Semana Nacional da Vida Sinal da Alegria - tocar os sinos
Para o dia 1º de outubro, abertura da Semana Nacional da Vida, o convite é tocar os sinos

 

Família Santuário da Vida

O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, afirma que a Igreja no Brasil tem buscado estreitar o vínculo entre família e vida. “São as duas grandes realidades e preciosidades que nós temos na Igreja: família igreja doméstica, comunidade de comunidades, lugar de fazer o bem com a toda a sociedade; e a vida que deve ser promovida, defendida e cuidada desde a concepção até o seu fim natural”.

A motivação é que esta seja uma semana “em que nossa voz ecoe pelo mundo inteiro dizendo que a vida vale a pena, é dom de Deus e, na família, santuário dessa vida, onde ela cresce, se desenvolve, onde é cuidada, queremos mostrar que é possível acolher, amar com ternura, com generosidade todos aqueles que estão vulnerabilizados, esquecidos, excluídos, porque a vida é também essa partilha de solidariedade e de amor para com todos”.

 

Pelo Brasil

São vários eventos em todo o país programados para a Semana Nacional da Vida:

Sul 2

A Pastoral Familiar na diocese de Guarapuava (PR) está programando vários encontros e celebrações para a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, de 1º a 8 de outubro. A programação diocesana será concluída com três encontros formativos na catedral Nossa Senhora de Belém, nos dias 8, 9 e 10, sempre às 15h. Com assessoria do padre Rafael Solano, doutor em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana de Roma, e da Dra. Mara Veríssimo, os encontros vão abordar os seguintes temas: “Pais, guardiões da vida”; “Família, Santuário da Vida”; e “A educação emocional das crianças”.

Sul 3

Na arquidiocese de Porto Alegre (RS), a Pastoral Familiar e a Rádio Aliança FM 106.3 promovem uma série de lives com temáticas para reflexão e aprofundamento, testemunhos e oração e reflexão. O canto Walmir Alencar cedeu gentilmente o uso da música “Escolhe pois a Vida” para ser o jingle da Defesa da Vida. Confira abaixo a apresentação da Semana Nacional da Vida ao som do Ministério Adoração e Vida:

 

Na diocese de Caxias do Sul (RS), haverá programação na catedral com missas, palestras e arrecadação de fraldas infantis. Serão abordados temas como o matrimônio, o nascimento do bebê, adoção, o luto pela perda de um bebê, bioética e saúde da mulher. No dia 10 de outubro, a missa de encerramento terá bênção para crianças e para a saúde daquelas com deficiência, na Igreja São Pelegrino.

 

Nordeste 3

No domingo, 3 de outubro, será realizada a Carreata pela Vida na diocese de Itabuna (BA). Além da Pastoral Familiar, outros movimentos e serviços eclesiais fazem parte da iniciativa, que contará com a bênção, ao final, do bispo diocesano, dom Carlos Alberto.

 

Sul 1

No Regional Sul 1, serão realizadas atividades diocesanas e também regionais. A diocese de Presidente Prudente (SP), com apoio da Comissão Regional de Defesa da Vida, promove, de 1º a 9 de outubro, em parceria com diversos organismos da Igreja, um evento com a participação de palestrantes internacionais de dez países e vários bispos. O evento será transmitido on-line pela página da diocese no Facebook e pelo canal do YouTube, com tradução simultânea entre Inglês e Português, além de libras.

Serão debatidos temas relacionados ao aborto, eutanásia, suicídio assistido, células troncos, pena de morte, contracepção, vacina contra Covid-19, entre outros com participantes dos EUA, da Índia, da Holanda, das Filipinas, da Inglaterra, da Polônia, do Canadá, do Equador e do Quênia.

No domingo, 3 de outubro, o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, preside a missa de encerramento da Marcha pela Vida, na Catedral da Sé. O evento volta acontecer presencialmente este ano, com início a partir das 9h no Pátio do Colégio, com término às 11h, na Praça da Sé. A mobilização ocorre contra a legalização do aborto e em favor de leis que protejam as duas vidas: a do nascituro e a da gestante.

 

A Semana Nacional da Vida também recebeu apoio da TV Canção Nova na preparação de um spot de divulgação:

 

Tags: